Voltar

Em novo modelo de mobilidade, Terminal Grande Alvarenga é inaugurado pela Prefeitura

Em novo modelo de mobilidade, Terminal Grande Alvarenga é inaugurado pela Prefeitura

20 de Fev de 2018 Carla Gragnani

Estação será ponto de partida de sistema tronco que atenderá toda a região; terminal conta com duas edificações dispostas em terreno de 10 mil m2 de área

 

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta terça-feira (20/02) o novo Terminal Rodoviário Grande Alvarenga (antigo terminal Alves Dias), que atenderá todo o Grande Alvarenga e o bairro Cooperativa, por meio de sistema tronco que se ramificará por toda a região. Sua localização, próximo à Praça Giovani Breda, também permitirá a articulação direta com os futuros corredores João Firmino, Capitão Casa, Humberto de Alencar Castelo Branco e Robert Kennedy, em um sistema integrado e inteligente de mobilidade urbana.

 

Serão diretamente beneficiados os bairros Parque dos Químicos, Parque das Garças, Jardim Laura, Los Angeles, Orquídeas, Jardim da Represa, Parque Imigrantes, Santo Inácio, Planalto, Centro, Vila São Pedro e Rudge Ramos. De acordo com a Empresa de Transportes Coletivos (ETC) da cidade, a meta é atrair até 85% das linhas da região ao terminal, por meio do sistema de conexão, atendendo 65 mil pessoas diariamente.

 

“Se não fosse nosso empenho este terminal seria mais uma obra abandonada como as dezenas que encontramos na cidade. Com esta nova estação de transferência estamos transformando o transporte público da cidade. Este espaço vai oferecer comodidade aos usuários, inaugurando um novo projeto de mobilidade em São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando, durante o ato.

 

O evento foi acompanhado pelo presidente da Empresa de Transportes Coletivos (ETC), Ademir Silvestre, pelo secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, demais secretários, e pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipolini, que rezou uma missa simbólica para benção do novo espaço.

 

Inicialmente, passarão pelo terminal as linhas 13 (Los Angeles/Rudge Ramos via Planalto), 13B (Pq. Imigrantes/Rudge Ramos via Planalto) e 14 (Orquídeas/Rudge Ramos via Robert Kennedy) e 14B (Terminal Alvarenga/Rudge Ramos via Avenida Robert Kennedy), que funcionarão em operação assistida até a formatação definitiva do sistema.  A linha 16 (Alvarenga/Rudge Ramos via Planalto) também incluirá a estrutura em seu itinerário, com parada externa. A previsão é que, com a implementação do corredor, o tempo de viagem seja reduzido em 25%, com operação de 29 veículos adaptados, que realizarão 185 viagens diariamente.

 

Moderno e sustentável, o novo terminal conta com duas edificações dispostas em terreno de 10 mil m2 de área, sendo 4.355 m2 de área coberta, compostos por bilheteria, sanitário público, guarita, área operacional e administrativa, posto de socorro, lojas, vestiários, bicicletário, além de outros serviços. O projeto inclui ainda área para estacionamento de ônibus e de veículos operacionais, além das plataformas de embarque e desembarque, paisagismo externo, sistema de segurança e lojas de conveniência para os usuários.

 

O terminal também reserva área em homenagem ao quinto arcebispo de São Paulo, Dom Frei Paulo Evaristo Arns, notável por seu trabalho na igreja católica, falecido em 2016 aos 95 anos.

 

Corredor - O terminal integra o projeto de melhorias na mobilidade urbana da região, por meio da instalação do corredor Alvarenga, que ligará a Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes. A implantação do novo viário na região está orçada em aproximadamente R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura. A expectativa é que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

 

O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente; dez paradas no sentido Centro-Bairro e nove paradas no sentido Bairro-Centro. A obra está sendo executada pela empresa Heleno & Fonseca Construtécnica e prevê alargamento da pista, reforço do subsolo, implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, remoção de postes, entre outras intervenções. A proposta é dar maior agilidade e conforto durante as viagens.