VIA RÁPIDA EMPRESA

O que é o Via Rápida Empresa

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado.

O Integrador Estadual VRE/REDESIM é o sistema (online) responsável pela integração de dados da consulta da viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento da empresa. Nele são realizadas as trocas de informações com todos os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais (Prefeituras conveniadas, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Centro de Vigilância Sanitária – CVS, entre outros) responsáveis pelo processo de registro e legalização de todas as empresas do Estado de São Paulo.

 

Viabilidade

O empreendedor, havendo interesse na abertura/regularização da empresa, acessa o sistema da Junta Comercial - JUCESP, através do link https://vreredesim.sp.gov.br/home cadastrando as informações pertinentes. A análise da viabilidade consiste na verificação efetuada pela prefeitura das possibilidades e restrições quanto aos atos de abertura, alteração de endereço e alteração de atividade/objeto do estabelecimento, cruzando as informações do local com a atividade CNAE (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo 6222/2012). O deferimento da viabilidade é condição indispensável para a continuação do processo de registro e legalização de empresas. A resposta positiva da análise municipal poderá determinar restrições absolutas à instalação daquela atividade no local, e não poderá ser descumprida em hipótese alguma. E a resposta negativa, no entanto, impossibilita o prosseguimento do restante do processo.

Em Fevereiro de 2024, em virtude da implantação do Programa FACILITA SP em atendimento a Resolução CGSIM nº 61/2020, as análises de viabilidade tornaram-se automáticas. Quando INDEFERIDAS orientações por e-mail – viabilidade.vre@saobernardo.sp.gov.br

 

ENDEREÇOS ÚTEIS

JUCESP: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/

Tutoriais: https://vreredesim.sp.gov.br/home

Manual VRE: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/manual_viarapida.pdf

Perguntas Frequentes VRE:http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/Via_Rapida_Empresa.pdf

 

TELEFONES ÚTEIS:

Suporte Técnico Via Rápida Empresa (exclusivo para dúvidas com relação ao preenchimento do VRE)
Telefones: (11) 3468-3080 / 3468-3083 / 3468-3077

ALÔ JUCESP (Call Center): Telefone: (11) 3468-3050 Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h