Nino - Carlos Andrade 101

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Carlos Alberto Vieira de Andrade. 49 anos pai de 2 filhos Matheus e Mariana, morador do Bairro Ferrazópolis, formado em Gestão Pública / Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e especialista em Gestão de Projetos e Qualidade.

Venho me colocar como voz para sociedade nos casos que envolvam crianças e adolescentes e a disposição para atender e aconselhar os pais ou responsáveis na busca continua de direitos.
Hoje é muito comum ouvirmos que todos os candidatos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação, nunca vamos utilizar estes órgãos, então para que votar. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Num País democrático, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Os Conselheiros Tutelares interagem constantemente com as famílias envolvidas. Quem não tem uma criança ou um adolescente em casa? A qualquer momento estamos sujeitos a toda sorte em relação a direitos afrontados, seja num bar da esquina, num problema escolar, num problema familiar, numa briga entre vizinhos, numa suspeita de que a criança ou o adolescente está entrando no mundo das drogas, numa desestrutura familiar, numa vitimização pelos maus tratos, abuso sexual etc.
Os mandatos de cada conselheiro são de quatro anos, por isso precisamos votar conscientemente em pessoas que tenham comprometimento e dedicação para com a sociedade.
E assim no dia 06 de outubro venho pedir seu voto de confiança
Pois cuidar de criança não é brincadeira.

 

Cesar Braz 102

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Olá! Meu nome é Cesar Braz, sou Psicólogo, Professor-Intérprete de Libras e candidato a Conselheiro Tutelar pela Área de Abrangência 1.

Nasci em São Bernardo do Campo, vim de uma família nordestina e humilde, filho de pais separados, cresci e até hoje permaneço por aqui.

Sou fluente em Libras, formado em Psicologia pela Metodista (2013), Especialista em Libras pela Unoeste (2015) e em Psicologia Junguiana (2016), além de pequenas formações em Terapia Cognitiva-Comportamental.

DESAFIOS 

Em minha experiência como clínico, confrontei-me com a dura realidade daqueles que conviviam amarrados a seus vícios, compulsões e especialmente aqueles que sofrem com as dores do passado como abusos sexuais infantis. Tais pessoas me intrigavam porque as consequências de um abuso lá atrás na infância ainda surtia efeitos terríveis no dia a dia das pessoas. Quando alguma criança é abusada, obviamente surgem sinais e efeitos naquele momento. Eu me perguntava: “o que é que faz alguém, mesmo depois de adulta, continuar apresentando sintomas de um abuso lá no passado?”.

Felizmente tenho encontrado muitas respostas e reflexões, e poderosas ferramentas na Psicologia.

Desde então venho iniciando um projeto de conscientização da população sobre o que motiva esses sintomas e ajudando essas pessoas por meio de artigos, vídeos e e-books disponíveis em site específico, além de palestras, cursos e atendimentos psicológicos, e participação no Projeto Ser sobre educação em sexualidade para pessoas cristãs.

Desde 2014 também tenho trabalhado em escolas públicas de São Bernardo interpretando aulas em Libras para adolescentes surdos. Desde que os conheci, percebi a importância da presença da família, da Libras na vida desses surdos para que eles cresçam maduros, independentes e sustentáveis. 

E agora almejo mais um passo: poder estar atuando diretamente nos casos de violações na segurança que toda criança deve ter, sendo Conselheiro Tutelar da Área de Abrangência 1 da cidade de São Bernardo do Campo/SP. 

Um Conselheiro Tutelar que tem na bagagem experiência e conhecimento da Psicologia, além de conhecimento e experiência com o público surdo, creio que será uma contribuição boa para nosso Conselho Tutelar.

Atuar diretamente na infância e adolescência, conhecer os casos e poder agir diretamente na vida desse público junto a suas famílias vai ser uma oportunidade incrível, podendo atuar no início para proporcionar uma vida adulta saudável. 

Escolha, no dia 6 de outubro, das 9h as 17h, em uma das escolas a serem disponibilizadas pelo TRE, a mim, Cesar Braz, digitando 102 na urna."

Flávia Assef 103

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Flávia Assef, moradora de São Bernardo do Campo desde 1981, casada, cursou Magistério (Instituto Coração de Jesus), *Pedagogia (Universidade Metodista de São Paulo) e Neuropsipedagogia (Falc), mãe de trigêmeos, hoje com treze anos.

Está na Área da Educação há 23 anos, como professora e na gestão escolar com experiência na rede pública e privada.

Nesses anos sempre se preocupou em zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Trabalha em ações voluntárias sempre visando o bem-estar.

Contamos com seu voto, para continuar lutando pelos direitos das nossas crianças e adolescentes

 

Francisco Rumão 104

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Quem é Francisco Rumão?

É um assistente social, com 45 anos, casado, pai de três filhos, morador da cidade de São Bernardo do Campo, Capelão Escolar, Conselheiro Familiar, Palestrante e Coordenador do Projeto: Além das Carteiras, e há 19 anos trabalha no cuidado integral da família. O mesmo desenvolve um trabalho na E.E. Professora Luíza Collaço Queiroz Fonseca- Ferrazópolis, coordenando uma equipe de voluntários há dois anos e, portanto, conhece a verdadeira realidade do cotidiano das nossas crianças e adolescentes.

Ilacir Chagas 105

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Ilacir de Jesus Chagas, 52 anos, casado, pai de dois filhos, nascido em Minas Gerais chegou a São Bernardo do Campo em 1980, sempre morou na região do Ferrazópolis, é Pedagogo e cursa mestrado em Políticas Públicas.

Ao final dos anos 1980, iniciou sua participação nos movimentos sociais, tendo participado do Programa de Alfabetização e Organização Popular, que visava atender jovens e adultos que estavam fora da escola, tal movimento contribuiu para a criação do PAC – Programa Alfabetização e Cidadania, no ano de 1991, que foi um programa articulado com várias entidades da sociedade civil, tendo a Universidade Metodista a principal parceira, no qual atuou como coordenador, tendo montado várias salas de aula em toda região Ferrazópolis com a ajuda de Sociedade Amigos, Clube de Mães e igrejas.

Atuou como professor e coordenador de programas de formação profissional voltados a adolescentes nos municípios de Diadema e Santo André.

Em São Bernardo do Campo, atuou como Conselheiro Tutelar nos períodos de 2000 – 2004 e 2007 - 2015, tendo contribuído para várias conquistas de direitos de crianças e adolescentes.

Atualmente, é professor na EJA – Educação de Jovens e Adultos na rede municipal, Escola André Ferreira no bairro Ferrazópolis.

Jean Valadares 106

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

JEAN VALADARES, 46 anos, casado, pai de 3 filhos, engenheiro ambiental, pós-graduado em gestão pública pela Universidade Federal do ABC, com experiência de 2 mandatos de conselheiro tutelar e 6 anos de atuação na gestão das políticas sociais da cidade, na função de Secretário Adjunto da SEDESC, com destaquenas políticas de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e Afirmativas.

Sinto-me preparado para esse desafio, com experiência e compromisso, pretendo ajudar o novo Conselho Tutelar a exercer seu papel de fundamental importância no Sistema de Garantia de Direitos, com melhoria contínua da apresentação de indicadores de atendimentos, para auxiliar o poder público na formulação de políticas públicas de assistência e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

 Peço seu voto!

Área de abrangência I

Jean Valadares - 106

 

 

José Anderson Lima 107

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Meu nome é Jose Anderson da Silva de Lima, sou estudante de Direito, estou no terceiro ano 6 semestres na Universidade Brasil, unidade São Bernardo do Campo-SP, nasci no dia 04/10/1987 em São Bernardo do Campo tenho 31 anos sou casado pai de 1 filho de 11 anos de idade.                                           

Sou colaborador voluntario a mais de 12 anos em uma ONG chamada ACAC (Amando as Crianças Amarás a Cristo)                                                                 

COMO CONSELHEIRO TUTELAR MINHAS PRINCIPAIS BANDEIRAS SERÃO:

* Atendimento a nossas crianças e adolescentes ameaçados/ Direitos violados/ Medida de proteção/ Atendimento e acolhimento de Pais/ Responsáveis             

*Levar ao conhecimento do MP (Ministério Público), fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal. 

 *Encaminhar a justiça os casos que a ela são pertinentes entre outros.                                                                                                                                          

*Estarei sempre à disposição dos munícipes de minha abrangência para atender e orientar sempre da melhor forma possível.                                                             

 

Marília 108

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Meu nome é Marília, fui professora do Governo do Estado de São Paulo por 25 anos. Trabalhei com crianças e adolescentes. Entre 2005 e 2017 elaborei projetos pedagógicos contra o Bullying e, também, participei de projeto voluntário/ação social, juntamente com meus alunos do Ensino Médio, no Lar Escola Jêsue Frantz (maio/17). Trabalho gratificante. Ensinei, mas aprendi muito com eles. 

Posso dizer que trabalhar com jovens é desafiador. Mas a vida é feita de grandes desafios e, cá estou eu, candidata a Conselheira Tutelar. Mais um grande estímulo na minha vida. Me preparei muito, estudei bastante mas tenho muito a aprender ainda.

O Conselheiro Tutelar está encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. E, este cargo é de grande relevância, o qual, deve ser exercido com muita responsabilidade, dedicação e sensibilidade. Não basta "conhecer todas as teorias, dominar todas as técnicas, pois, ao tocarmos uma alma humana, teremos que ser apenas outra alma humana" (Carl Jung). E é exatamente isso que precisamos fazer. 

Agora peço o apoio de todos no processo de eleição. Conto com o seu voto e dos seus amigos também. 

 

Paulo Inácio 109

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Paulo Inácio

Paulo Inácio, nasceu e reside em São Bernardo do Campo desde 1968, é casado há 18 anos, tem 1 filho, e espírito de atitude e determinado. Formado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, com especialização em Psicopatologia Forense, Perícia Psicológica Policial e Criminal, Psicologia Jurídica, Prática na Justiça Restaurativa, cursos na área da Saúde pelo Hospital São Paulo e Albert Einstein, intercâmbio na Alemanha e Áustria, vários cursos e participações como ouvinte em palestras e seminários. Iniciou a carreira como estagiário em psicologia na Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Como Psicólogo na área de Assistência Social atua a mais de 14 anos na Prevenção de Situação de Risco Pessoal, na Proteção Social Básica, na Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, participando em reuniões com a rede de atenção a saúde mental, audiências concentradas, ações sociais e projetos sociais em Organizações Governamentais, Não-Governamentais e Organizações de Saúde. Desde a formação sempre atuou como Psicólogo e coordenador em Casa de Acolhimento, em serviços conveniados ao CRAS, CREAS, CAPS Álcool e Drogas Infanto juvenil e adulto, prestando serviços para o Poder Judiciário, gerente administrativo em Medida Sócioeducativa em Meio Aberto, encaminhamentos de famílias para Programas de Transferência de Renda, UBS’s, Hospitais e Conselhos Tutelares, nas cidades de Diadema, Cidade Ademar, Santo Amaro e Cidade Tiradentes. Atualmente está como Conselheiro Tutelar, atendendo crianças, adolescentes, pais, mães ou responsáveis, aplicando medidas de proteção e tomando providências para que sejam cumpridas, fiscalizando entidades de atendimento á crianças e adolescentes, encaminhando ao Ministério Público notícias ou fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente, interagindo com diversos programas setoriais de órgãos ou entidades executores de políticas públicas que tratem das questões das crianças, do adolescente e suas famílias. O compromisso do Conselheiro Tutelar não é simplesmente aplicar medidas, mas sim com a efetiva solução do caso, garantindo á criança ou adolescente a proteção integral que lhe é devida.

 

Roberta Moreira 110

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

"Roberta Moreira nasceu e cresceu em São Bernardo do Campo, tem 28 anos, é estudante de Ciências Sociais e é educadora social na Fundação Criança de SBC desde 2013. Criando seus dois filhos, encontra inspiração para trabalhar orientando adolescentes, jovens e suas famílias com o objetivo de oportunizar o acesso a mecanismos de cidadania com o fim de inseri-los no mercado de trabalho."

 

Sergio da Habitação 112

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Sérgio Casonatto Junior, nascido em São Paulo, residente em São Bernardo do Campo, casado, pai de 4 filhos, formado em logística, foi professor na Rede Pública Estadual e administrador de empresa.   Trabalhou também na área técnica no setor de habitação no município de São Bernardo do Campo, no setor de urbanização de assentamentos precários e consolidação da ocupação com qualidade ambiental e urbana.

Devido ao trabalho realizado junto à população mais carente do município, percebi que a habitação precária e seu entorno sem estrutura básica, geram profundo impacto no desenvolvimento do ser humano, tanto na saúde quanto na educação, atingindo justamente os mais vulneráveis, dentre eles, as crianças e adolescentes. Desenvolvendo este trabalho junto à comunidade, ficou mais evidente a intensidade da violação dos seus direitos como:  moradia, saúde, educação, lazer, cultura, etc.

Eleito pela comunidade para o mandato de Conselheiro Tutelar no período de 2016-2020, tenho desempenhado minhas atribuições legais, superando o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços de ação social com sensibilidade e muito trabalho, sabendo ouvir e compreender as necessidades das famílias.

 Agindo sempre com respeito e buscando combater com firmeza toda forma de violação de direitos, busco, agora, a reeleição para continuar defendendo nossas crianças e
adolescentes, contribuindo assim para que, de fato, nosso mundo possa se transformar.

 

Vivi Carvalho 113

Clique aqui para exibir as informações do candidato

 

Sou Vivi Carvalho 113, formada em sociologia e educadora social.

Minha atuação  em ong's em São. Bernardo e região do ABC, com atendimento à crianças, adolescentes e famílias desde 2002.

Participo ativamente da APM na escola em que minha filha estuda, pois acredito na escola pública de qualidade,  nos profissionais da educação e na participação ativa das famílias.

 

Léo Duarte 114

Clique aqui para exibir as informações do candidato

Olá, eu sou o Léo Duarte. Comecei a trabalhar com sete anos de idade vendendo frutas e sorvete para os romeiros que iam pagar promessas em Juazeiro do Norte – CE. Com 12 anos vim morar em São Bernardo com minha mãe, irmão, irmãs e sobrinho. Nesta cidade continuei minha batalha trabalhando como vendedor de balas nos faróis, como camelô e cuidando de carros. Foi neste período que fiquei em situação de rua.

Após diversas dificuldades, porém com muita superação e resistência, me tornei fotógrafo e educador social. Desde os meus 14 anos participo da luta por moradia, cultura, lazer e principalmente na luta e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e familiares.

Atualmente, estou atuando como Conselheiro Tutelar e quero continuar utilizando toda minha experiência de vida para embasar minhas ações.  Acredito que hoje, mais do que nunca, estou preparado para persistir nessa luta. Por isso, quero contar com seu voto no dia 6 de outubro para continuar no Conselho Tutelar