Encontro municipal

Tendo como base o Diagnóstico, agora é o momento de pensar no futuro desejado para a cultura nos próximos dez anos. Com isso, é importante que no Encontro Municipal de Políticas Culturais tenha a participação da Sociedade Civil, sendo artistas, produtores, trabalhadores da cultura, gestores, pesquisadores, demais protagonistas da cultura e da população em geral de São Bernardo do Campo.

O Encontro irá estabelecer e pactuar diretrizes para a implementação do Sistema Municipal de Políticas Culturais. O processo irá trazer demandas e desafios, onde deverão ser encontradas opções que atendam ao maior número de pontos de vista e que sejam possíveis de ser realizadas. 

 

Pré-conferência

As pré-conferências temáticas e territoriais, a partir das diretrizes pactuadas no Encontro Municipal de Cultura, orientarão a construção de propostas de cada área.

Na ocasião, serão eleitos os indicados a representação da mesma no Conselho Municipal de Políticas Culturais. Haverá ainda eleição proporcional dos delegados que irão ter voz e voto na Conferência Municipal de Políticas Culturais e indicação das propostas que farão parte dos eixos temáticos do Plano Municipal e que serão defendidas e votadas por todos delegados eleitos durante o processo de todas pré-conferenciais setoriais.

 

Conferência

Na Conferência Municipal de Políticas Culturais será definida por debate e votação as propostas para cada um dos eixos temáticos do Plano Municipal de Políticas Culturais e referendo dos nomes indicados para composição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Bernardo.

Este momento é oportunidade para aproximar todos os atores envolvidos, e também os diferentes níveis de decisão, pois as contribuições colhidas na conferência municipal de cultura podem ser levadas para as conferências nos âmbitos nacional e estadual.

Data: 17 e 24 de setembro de 2023.

 

Próximos passos

Agora, inicia o processo de regulamentação e criação de regimento interno do Conselho Municipal e Fundo Municipal de Políticas Culturais de São Bernardo, de acordo com as normativas e recomendações estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.

Em seguida, começa-se o processo de aprovação e regulamentação Executivo - Legislativo Municipal de todos elementos constitutivos do Sistema Municipal.

O prazo previsto é o setembro de 2023.

 

Comissão Organizadora

Eleita no encontro municipal a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Cultura, é constituída paritariamente entre representantes da Secretaria de Cultura e Juventude e da Sociedade Civil.

 

Agenda das próximas reuniões 
  • Dia: 17/09/2023 (domingo)

      Provável pauta: - 1º Dia da Conferência Municipal de Cultura
      Horário: 9h.
      Local: DAJUV (Av. Redenção, 271, Portão 27 - Jardim do Mar).

 

  • Dia: 24/09/2023 (domingo)

      Provável pauta: - 2º Dia da Conferência Municipal de Cultura
      Horário: 9h.
      Local: DAJUV (Av. Redenção, 271, Portão 27 - Jardim do Mar).