O pré-diagnóstico elaborado pela Secretaria de Cultura e Juventude é uma narrativa histórica do modo de gestão e da política cultural, compilando as informações dos serviços, equipamentos, políticas e programas desenvolvidos. 

Todos os munícipes podem contribuir com a construção do documento, instrumento de reflexão sobre a atuação da Pasta. O documento servirá de base para as discussões posteriores que acontecerão nas reuniões setoriais e territoriais, onde serão feitas as propostas para o Plano Municipal de Políticas Culturais.

Este instrumento tem por objetivo retratar os últimos 10 anos da gestão e foi dividido em 4 eixos orientadores pensados em função da dinâmica do Município e dos pressupostos do Plano Nacional de Cultura.

Como forma de facilitar a participação popular nesse processo de construção do Diagnóstico, a Secretaria de Cultura e Juventude disponibilizou 16 espaços culturais e oito unidades escolares, em diferentes territórios da cidade, para o uso da internet e auxílio aos interessados no preenchimento do formulário específico.

Ao final do período de participação da população em relação aos eixos apresentados, as contribuições serão compiladas e analisadas pela equipe técnica, juntamente com os representantes do Governo. A versão final do Diagnóstico será divulgada no dia do Encontro Municipal de Cultura.