Voltar

1º ABC LAB certifica mais de 250 pessoas e fortalece o audiovisual em São Bernardo do Campo

1º ABC LAB certifica mais de 250 pessoas e fortalece o audiovisual em São Bernardo do Campo

15 de Ago de 2022


Neste último mês encerram-se as atividades do 1º ABC Lab - Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo, projeto que certificou mais de 250 pessoas e teve a participação de cerca de 1700 alunos nas mais de 30 atividades oferecidas.Imagem

Entre minicursos, oficinas, lives e mentorias, a ação atingiu pessoas da região do ABC e de todo o país, contribuindo para a democratização do acesso aos saberes audiovisuais, bem como a profissionalização em Economia Criativa.

As atividades foram as mais diversas possíveis:  produção de conteúdo para TikTok, pitching para projetos audiovisuais, modelos de negócio para projetos criativos, roteiro, direção e tantas outras mais. Em 2022 o ABC Lab também ofereceu mentorias para projetos audiovisuais de diversas linguagens e estilos, com participantes apresentando filmes de ficção, documentários e animações, em diferentes etapas de desenvolvimento.

Para além das ações, o projeto contribui também para a inclusão de mais mulheres nos espaços de produção audiovisual e gestão de negócios criativos, já que as mulheres foram 57% das participantes. "Tivemos pessoas de várias localidades, gêneros e experiências, o que contribuiu para que as trocas ocorressem" comenta Denise Szabo, coordenadora do ABC Lab.

ImagemRealizado pela Ibirá Cultural, o ABC Lab foi uma ação possível graças à política de responsabilidade social e sustentabilidade da BASF, que patrocinou as ações.  Contou com a parceria e apoio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo e do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo - CAV.

Ao final desta primeira edição, equipamentos de iluminação foram doados ao CAV e já estão em uso em projetos de alunos, arte-educadores e da equipe de produção, contribuindo ainda mais para a formação das pessoas que passaram pelo ABC Lab e estudam no CAV. Algumas atividades também seguem disponíveis no canal da Ibirá Cultural no Youtube e na página do CAV no Facebook.  

https://www.youtube.com/watch?v=hFBjvhuQ1XM&list=PLGgJB324zxBlzxoiLkGEEFHX3LaLDVUVd