Câmara de Cultura Antonino Assumpção celebra 25 anos

06 de Set de 2022

Um dos principais centros culturais de São Bernardo do Campo, a tradicional Câmara de Cultura completa, em 2022, bodas de prata. O espaço foi  inaugurada em 5 de setembro de 1997, com uma apresentação do grupo musical Demônios da Garoa, uma mostra de artes plásticas com acervo da Pinacoteca Municipal e uma exposição sobre a história do prédio no qual até hoje está instalada, produzida pelo Centro de Memória da cidade.

Construído por volta de 1890, pelo comerciante italiano José D’Angelo, e adquirido pela Câmara Municipal em 1893, o imóvel que abriga o atual espaço cultural sediou o legislativo municipal até sua dissolução em 1930, e, posteriormente, na sua breve reabertura, entre 1936 e 1937. Até essa época, toda a atual região do grande ABC fazia parte de um único município denominado São Bernardo. Em seguida, com o surgimento do município de São Bernardo do Campo, o local foi sede da prefeitura e gabinete do prefeito nos mandatos de Simonsen (1945-1946), Tereza Delta (1947) e José Fornari (1948-1951).

Situado no número 1325 da Rua Marechal Deodoro, o prédio abrigou, ao longo das décadas seguintes, diversos setores da prefeitura municipal. O imóvel foi tombado pelo COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural) em 1987, e, na década de 1990, após mobilização de diversos memorialistas , que se aglutinaram no movimento “S.O.S Câmara do ABC”. A lei municipal que denominou o espaço foi promulgada em abril de 1998, trazendo a referência histórica do prédio e homenageando o ator, diretor teatral, gestor cultural e desportista Antonino Assumpção, fundador do célebre grupo são-bernardense de teatro Regina Pacis.

No setor musical, entre 1997 e 2008 , se destacaram na programação do espaço as chamadas “Sextas Musicais”, cujos espetáculos ocorriam no palco localizado no fundo do terreno da Câmara. Com uma atmosfera intimista, o evento apresentou, ao longo do tempo, desde nomes consagrados da MPB até artistas alternativos ou com ligações regionais, que incluíram até músicos formados pelas oficinas culturais do município. No decorrer de mais de duas décadas passaram pela progamação: Tom Zé, Maurícío Pereira (Mulheres Negras), Alzíra Spíndola, Vânia Bastos, Flávio Bala, Valter Sky, Bocato, Erineu Maranesi, Violeta de Outono, Vozeiral, A Quatro Vozes, Walter Franco , Bruna Caran, Badi Assad, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Balaio Brasileiro, Luca Bulgarini, entre outros.

As exposições de artes plásticas marcaram a história do espaço desde sua inauguração. Tradicionalmente se realizaram nas duas salas frontais da Câmara, contemplando muitas vezes o acervo da Pinacoteca Municipal, mas também trabalhos de outros artistas, iniciantes e consagrados, freqüentemente regionais. Entre os artistas que expuseram no local estiveram: João dos Santos, Dumas Seixas, Pierino Massenzi, Edson Lourenço, César Scopel, Maria Luísa Éboli, Ligia Prouvot, Carlos Eduardo Zornoff e Ivone Beltran. Entre os fotógrafos, estiveram presentes nos espaço trabalhos de Bia Ferrer, Vania Toledo, Beltran Ascêncio, entre outros. No decorrer dos anos, as mesmas salas abrigaram também muitas exposições organizadas pelo Centro de Memória de São Bernardo do Campo, sempre com exibição do acervo histórico do município, além de informações e pesquisas – muitas vezes originais - sobre o tema. Palestras sobre temas relacionados à cultura, assim como oficinas de diversas linguagens artísticas também estiveram muitas vezes presentes na trajetória do espaço.

Após meses fechada, devido à pandemia do covid-19, a Câmara de Cultura vem retomando, aos poucos, sua programação normal visando manter sua vocação como referência consolidada nas mais diversas áreas do universo cultural regional.