Voltar

CAV promove a Economia Criativa e a Cultura Audiovisual

CAV promove a Economia Criativa e a Cultura Audiovisual

08 de Out de 2021

Criado em 2012 para retomar o legado da produção cinematográfica da Companhia Vera Cruz, o Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo - CAV é visto hoje como uma iniciativa muito bem sucedida, tanto pela sua produção audiovisual, bem como pelo fomento à Economia Criativa e formação de profissionais.

O CAV já é assunto de um documentário produzido por egressos, sendo também tema de artigos acadêmicos e de uma pesquisa de mestrado, cujos dados preliminares indicam que, em decorrência das atividades da instituição, foram abertos mais de 20 CNPJs no município de São Bernardo do Campo, distribuídos entre estúdios, produtoras de vídeo e coletivos de produção audiovisual e das Artes. O CAV também se destaca como uma incubadora de projetos e um ponto de encontro entre os artistas locais.

Outro indicador da importância do CAV no fomento à produção audiovisual é a constatação de que 58% dos projetos de curtas-metragens contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Bernardo tem sido realizados por proponentes egressos da instituição, bem como uma importante presença de alunos e ex-alunos em outros editais da Lei. Além de São Bernardo, os egressos do CAV também se destacaram pelas suas atuações em outras cidades do ABC. Em Rio Grande da Serra, um grupo de alunos e ex-alunos teve importante participação na mobilização para o acesso das cidades aos recursos da Lei Aldir Blanc. Em Santo André e São Caetano do Sul há projetos contemplados que já estão circulando pelos festivais de Cinema.

Ao capacitar seus alunos a lidarem com a crescente articulação de produção e circulação de conteúdos nos sistemas midiáticos, o CAV viabiliza o ingresso dessas pessoas no mercado de produção visual. Muitos de seus egressos têm produções no Youtube e em outras plataformas digitais, bem como têm sido premiados em festivais de Cinema no Brasil e no exterior. Vale ressaltar que há também um ganho na formação de público, não só em seu sentido clássico das pessoas que assistem a Cinema, como também no sentido participativo de quem produz e compartilha conteúdos audiovisuais.

O saldo das ações do CAV é muito favorável e dele fazem parte a criação de empregos, renda, empresas, receitas, entre outras formas de incremento à Economia Criativa. Nesta vertente, a instituição, em parceria com a Ibirá Cultural e a Indústria Química BASF, está atualmente ampliando suas atividades na formação dos alunos por meio do ensino de meios e processos audiovisuais, bem como modelos de gestão e empreendedorismo com enfoque em Economia Criativa. Esta parceria foi obtida mediante a aprovação do Projeto ABC LAB Economia Criativa, Audiovisual e Empreendedorismo no Edital BASF Conectar para Transformar - Edição 2021.

O projeto, patrocinado pela BASF, prevê beneficiar diretamente em torno de 500 pessoas de baixa renda, com idade entre 18 e 39 anos. Desde final de agosto, várias atividades vêm sendo realizadas, como lives, oficinas, palestras e mentorias. Mais detalhes dos cursos, programação e atividades do ABC LAB podem ser vistos nos links:
https://www.ibiracultural.com.br/abc-lab
https://cav.saobernardo.sp.gov.br/abclab/