Voltar

Clube de leitura “Leitores da Cidade”

Clube de leitura “Leitores da Cidade”

27 de Jun de 2022

 “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

(A importância do ato de ler – Paulo Freire)

 

O clube de leitura “Leitores da Cidade” foi criado no ano de 2018 na Biblioteca Monteiro Lobato, com o intuito de fomentar o hábito leitor, reunindo o público frequentador das bibliotecas públicas da cidade, tendo como uma de suas premissas, possibilitar o encontro de leitores para compartilhar a leitura de determinada obra, num espaço de diálogo e troca de experiências e percepções sobre a leitura da obra e as leituras de mundo.

Assim como toda prática de leitura em clubes, a discussão e o compartilhamento de opiniões e visões a partir dos temas e questões provocadas pelo livro, são fomentadas e potencializadas nos diálogos estabelecidos entre o grupo participante. O ato de ler, que em si é uma ação solitária, no clube de leitura ganha uma perspectiva coletiva e de múltiplas compreensões a partir de um mesmo livro lido. Uma ágora literária.

Durante esses quatro anos de existência o “Leitores de Cidade” experimentou uma série de dinâmicas de curadoria das obras e mediação, na tentativa de atender e estreitar os compromissos com seu público, seus participantes e os potenciais leitores.

Em 2020 com a pandemia, o clube “Leitores da Cidade”, foi uma das ações que conseguiram se manter, mesmo com o fechamento dos espaços culturais da cidade, incluindo as bibliotecas públicas. A transferência dos encontros para o ambiente on-line possibilitou que as bibliotecas e seus acervos continuassem presentes na vida desses leitores em um momento de tamanha incerteza e insegurança social, sanitária e mental.

Durante dois anos, os encontros do clube foram exclusivamente por plataforma virtual, que deu continuidade às leituras na perspectiva da bibliodiversidade e contando com grande participação e assiduidade de leitores. Foram lidas obras estrangeiras e nacionais,  clássicos e contemporâneos, autores e autoras, livros que sempre fomentaram questões que expressavam um momento tão difícil tanto do ponto de vista individual como do coletivo.
 
Em 2022, com a redução das restrições em relação aos encontros presenciais em espaços públicos, retomamos o formato presencial do clube, mas, ao mesmo tempo, mantivemos o encontro on-line, um clube de leitura em formato híbrido.

E para destacar as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e nossa programação especial “O avesso do avesso”, selecionamos para a leitura durante todo esse ano, obras de autores e autoras nacionais que representam na sua literatura as diversas fases e facetas do modernismo brasileiro. 
Iniciamos o mês de março com o livro O Quinze de  Rachel de Queiroz, seguindo em abril com Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, em maio lemos alguns contos selecionados de Primeiras Estórias de Guimarães e chegando em junho com a leitura da obra Água Viva de Clarice Lispector.

As próximas leituras do clube serão as seguintes:

Julho: O Rei da Vela - Oswald de Andrade
Agosto: Ciranda de Pedra – Lygia Fagundes Teles
Setembro: O Céu dos Suicidas – Ricardo Lísias
Outubro: Este Admirável Mundo Louco - Ruth Rocha
Novembro: Quarto de Despejo – Maria Carolina

Para participar é só acompanhar nossa programação no portal da Secretaria de Cultura e Juventude e suas redes sociais com o título do mês, datas e horários dos encontros do clube de leitura.

Venha, compartilhe sua leitura com a gente, o clube de leitura Leitores da Cidade é, antes de tudo, um lugar de escuta e um lugar de leituras.