Voltar

Confira a agenda cultural comemorativa do mês de aniversário de São Bernardo

Confira a agenda cultural comemorativa do mês de aniversário de São Bernardo

20 de Ago de 2021

As comemorações pelo aniversário da cidade de São Bernardo do Campo, que completa 468 anos em 20 de agosto, terão vários destaques na programação cultural.  Saiba mais abaixo.

Está finalizada a obra Nossos Nós, do artista visual Daniel Melim, na Biblioteca Monteiro Lobato. O projeto foi contemplado no Edital de Artes Urbanas da Lei Aldir Blanc. Diversas técnicas foram empregadas (alto-relevo em concreto, recorte em aço e azulejos). A obra compõe um grande painel ao longo da parede externa da Biblioteca, que se incorpora à arquitetura do espaço, interagindo e dialogando com suas ações culturais.

Também na Biblioteca Monteiro Lobato, acontece a Exposição Diásporas – Partidas e Chegadas: Muitos Povos em São Bernardo, com destaque às Literaturas Árabe, Africana e Nordestina. Desconstruindo preconceitos e estereótipos em relação a esses povos, serão destacadas e expostas obras literárias do acervo da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, bem como artefatos e objetos de cultura material do acervo do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo do Campo, que expressam essa diversidade de povos e culturas. De 19 de agosto a 18 de setembro, de terça a sexta, das 9h às 17h30; aos sábados, das 10h às 15h30.

No dia 24 de agosto, na Pinacoteca, terá início a exposição Aldir Blanc: Um Retrato das Artes Visuais em São Bernardo do Campo. A exposição reúne 33 obras de Arte premiadas no Edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc. O público poderá ver a pluralidade da produção local, que se utiliza dos mais variados tipos de materiais e técnicas, resultando num retrato significativo da produção contemporânea dos artistas de São Bernardo. As obras poderão ser vistas de terça a sexta, das 9h às 17h, (de manhã, das 9h às 11h, com permanência até às 12h; à tarde, das 14h às 16h, com permanência até às 17h). Às terças-feiras também haverá a visitação no período noturno, das 17h às 20h, com permanência até às 21h. Haverá a opção por visitas agendadas em horário especial: de terça a sexta, das 12h às 14h; para grupos, de terça a sexta, das 9h às 17h. O agendamento das visitas poderá ser feito pelo e-mail pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br, colocando na mensagem o título “Agendamento”, informando o nome, telefone, data e horário sugeridos, mais o número de visitantes. A exposição permanecerá até o dia 15 de dezembro.

Também nesta programação especial, está o Encontro de Reflexão e Arte em Comemoração ao Aniversário da Lei Maria da Penha, em parceria com o Ministério Público. O local será o auditório da Biblioteca Monteiro Lobato, no dia 28 de agosto, das 10h às 16h. No evento, palestras de autoridades públicas, como promotoras e outras profissionais ligadas aos direitos da mulher e à cidadania, nas quais se discutirá a afirmação da cidadania das mulheres e da fruição dos conhecimentos que possam proporcioná-la. Cronograma: às 10h, abertura; às 10h30, exibição do documentário Silêncio das Inocentes, de Ique Gazzola; às 11h20, recital Lei Maria da Penha em Cordel, de Tião Simpatia; e, às 11h30, exposição do tema, apresentação do Coral Municipal de São Bernardo do Campo e oficinas culturais de Escrita Criativa e de confecção de echarpes.

O show Vozes SBC trará música à programação da Secretaria de Cultura e Juventude nas comemorações deste mês especial. Acontecerá no Teatro Lauro Gomes no dia 28 de agosto, às 19h30, com recomendação livre e ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria do teatro duas horas antes do show. Em atenção às medidas de segurança sanitária, o número de ingressos será de 60% da capacidade total. O espetáculo é uma apresentação com os cantores que participaram de programas musicais da TV. Todos residentes em São Bernardo, os artistas convidados são: Maria Christina (da primeira edição do The Voice), Félix (do The Voice+), José Mariano (do The Voice+) e Mig Périco (do Canta Comigo).

Finalizando o mês, outro destaque da programação será a Mostra de Artes Fotografia Lei Aldir Blanc, com o tema Arte por Toda Parte, no período de 30 de agosto a 5 de novembro, no CREC Pauliceia, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fiel ao princípio da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Fotografia, a exposição proporcionou um auxílio financeiro aos fotógrafos do município. Ao todo, serão expostas 23 fotografias coloridas e 20 preto e branco, mostrando a grande diversidade de temáticas, estilos e conceitos dos fotógrafos da cidade.

Em todos os eventos, serão seguidos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades competentes.

Confira abaixo a programação cultural comemorativa completa, lembrando que mais informações poderão ser obtidas no Portal da Cultura e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Juventude.   

Reabertura do Parque da Juventude Cidade Maróstica

1º de agosto

 

Parque da Juventude Cidade Maróstica. Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro. Tel.: 4121 2622.
Exposição Procissão dos Carroceiros 14 de agosto Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais/Chácara Silvestre. Av. Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis. Tel.: 4337 7363.
Inauguração do Mural Nossos Nós, de Daniel Melim 19 de agosto Biblioteca Monteiro Lobato. R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.
Exposição Diásporas - Partidas e Chegadas: Muitos Povos em São Bernardo 19 de agosto Biblioteca Monteiro Lobato. R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.
Exposição Aldir Blanc:  Um Retrato das Artes Visuais em São Bernardo do Campo 24 de agosto Pinacoteca de São Bernardo do Campo, R. Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 2630 9600.
Exposição Nossa Senhora da Boa Viagem 26 de agosto Câmara de Cultura Antonino Assumpção. R. Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125 0054.
Encontro de Reflexão e Arte em Comemoração ao Aniversário da Lei Maria da Penha 28 de agosto Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.
Vozes SBC 28 de Agosto Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368 3483.
Mostra de Artes Fotografia Lei Aldir Blanc 30 de agosto CREC Pauliceia. R. Francisco Alves, 460, Pauliceia. Tel.: 4178 9455.