Voltar

Contação de história com Thaís Póvoa apresenta a obra de duas grandes escritoras latino-americanas

Contação de história com Thaís Póvoa apresenta a obra de duas grandes escritoras latino-americanas

09 de Nov de 2021

A literatura feminina latino-americana é o tema do projeto História de Mulheres Escritoras, de Thaís Póvoa, contemplado pelo Edital 13 – Contação de Histórias, da Lei Aldir Blanc e exibido gratuitamente no canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Juventude. Nele, a atriz e contadora de histórias apresenta uma seleção de contos inspirados nas escritoras Teresa de La Parra e Carolina Maria de Jesus.

O projeto foi criado pela artista ao perceber uma enorme predominância de referências masculinas na história dramatúrgica e literária em suas atividades. Thaís conta que, pelo mesmo motivo, é uma das fundadoras do coletivo A Coletiva Teia, cujo objetivo é apoiar mulheres escritoras a publicar e difundir suas obras.

A escolha das autoras teve como propósito divulgar a visão de mundo das mulheres latino-americanas. A autora venezuelana Teresa de La Parra foi selecionada pelo fato de sua obra ser considerada muito ousada para o início do século XX. Já a brasileira Carolina Maria de Jesus foi escolhida por relatar, de forma direta, o cotidiano e os desafios de uma mulher negra da periferia, além de não ser ainda devidamente reconhecida no Brasil, apesar da grande qualidade de sua obra, publicada em mais de 70 países.

Para Thaís, a relevância das obras se deve às importantes reflexões trazidas por Teresa de La Parra sobre a liberdade da mulher em uma sociedade patriarcal como a nossa e, na obra de Carolina, a revelação de uma visão de mundo que tenta ser escondida por nossa sociedade: a de uma mãe solo lutando pela sobrevivência, além dos obstáculos criados pelo racismo e pelo machismo à publicação de seus livros. “A difusão dessas obras tem o intuito de contribuir para que garotas, adolescentes e mulheres de todas as idades construam novas referências na dramaturgia e na Literatura e que as ajudem a compreender que mulheres podem se estabelecer em todas as atividades que desejarem”, completa a atriz.

Embora as obras dessas autoras não sejam direcionadas para crianças, as contações foram concebidas para também se adequarem a estas e, assim, permitir-lhes conhecer as escritoras desde a infância. “O ato de contar e ouvir histórias é fundamental para a difusão de conhecimento e inspirar pessoas a se aproximar das obras literárias e dramatúrgicas”, explica Thaís.

Sobre a Lei Aldir Blanc, a artista lembra a importância essencial que esta tem para a classe artística brasileira. “Sua abrangência beneficiou milhares de profissionais, cujas atividades foram muito prejudicadas pelas restrições estabelecidas para a contenção da pandemia da Covid-19”, ressalta.

As contações do projeto seguem disponíveis para visualização no canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo, através dos seguintes links:

Teresa - https://www.youtube.com/watch?v=8iBrkkJLhok

Carolina - https://www.youtube.com/watch?v=GCtcM0HoCug

Crédito das imagens: Amor Experimental.