Cultura Negra tem programação especial em São Bernardo do Campo

12 de Nov de 2021

Em novembro, a Secretaria de Cultura e Juventude celebra o Mês da Consciência Negra com uma programação especial. Várias ações marcam a data nos espaços culturais. Muitas delas são projetos contemplados em Editais da Lei Federal Aldir Blanc. Para mais informações, basta acessar a Agenda Cultural deste Portal: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural

Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo do Campo/Chácara Silvestre

A programação na Chácara se inicia com a Oficina Resgate da Ancestralidade Através da Confecção de Bonecas Abayomi. As bonecas são feitas em feltro e tecidos e se caracterizam como uma Arte desenvolvida por mães africanas para fazerem brinquedos para seus filhos.

Na sequência, vem o projeto De Santo Amaro da Purificação aos Palcos. Sua motivação é a expansão de conhecimentos e propagação da Cultura Afro-Brasileira no município, por meio da dança, percussão, coral e teatro.

Para quem quer conhecer o universo religioso de origem africana na Cultura Popular Brasileira, a Exposição Fotográfica Encantados e Terra de Pretos é uma ótima oportunidade. As obras, de autoria do fotógrafo Ricardo Teles, retratam o cotidiano de nove comunidades negras rurais (quilombos), com toda a sua riqueza e diversidade, proporcionando muitos elementos para a interpretação da Arte, Cultura e Religião de origem africana no Brasil.

Outra mostra que compõe a programação é a Exposição Temática Carolina Maria de Jesus – Obra e Vida. Organizada com textos, fotos e objetos alusivos à homenageada, a exposição traz luzes sobre a vida de uma mulher pobre, negra e excluída, que fez sua trajetória de catadora de lixo a escritora mundialmente reconhecida.

Apresentar a Cultura Africana no cotidiano cultural brasileiro é a tônica do evento Ritmos e Conversas da Consciência Negra. Por meio de apresentações de rodas de Capoeira, círculos de paz, rodas de conversa e chorinho, o projeto convida o público em geral a perceber na música e no movimento a presença dessa rica cultura na maneira de ser do povo brasileiro.

A tradicional Congada do Parque São Bernardo também está presente com o evento Festa da Consciência Negra. A ação se constitui de rodas de conversa, workshop de congada, percussão, além de apresentação de samba e maracatu.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção

O projeto Esse Gunga é Meu tem como intuito identificar e salvaguardar saberes. É composto por um ciclo de oficinas, palestra, exposição, roda de conversa e show, levando o público a uma imersão no contexto histórico e cultural da musicalidade na Capoeira. Haverá atividades diversas, como confecção de berimbau, confecção de mandala em couro para pandeiro e confecção de caxixi, finalizando com roda de Capoeira. Organizado pelo Contra-Mestre Toicinho.

Já o show de Hip Hop instrumental Beat Tape Pensamentos é a atração da Câmara de Cultura Antonino Assumpção. No evento, o rapper e produtor cultural Marcos Roberto Silva, mais conhecido como Blackalquimista, fará uma apresentação instrumental, na qual mostrará várias técnicas de produção musical, inclusive com métodos analógicos, como LP de vinil e fitas K7, que ainda são valorizados pelos artistas do hip-hop, além de trabalhar a mensagem de valorização e resistência da Cultura Negra.

Toda a programação é gratuita.

Programação completa:

Biblioteca Manuel Bandeira

Angola Me Chama, Eu Vou

12 e 13 nov

Rua Arlindo Béttio 136, Alves Dias.

Parque Engenheiro Salvador Arena

Vem Pra História: As Tranças de Bintou

16 e 18 nov

Biblioteca Malba Tahan

Exposição A Natureza e seus Elementos Através dos Orixás Africanos

De 19 nov a 18 dez

De seg a sex, das 9h às 18h; sáb, das 10h às 16h

Biblioteca Monteiro Lobato

África – Influencia no Universo Infantil

Ritmos e Conversas da Consciência Negra

20 e 21 nov

Beat Tape Pensamentos, com Blackalquimista

Festa da Consciência Negra com a Congada do Parque São Bernardo

27 e 28 nov

Endereços:

Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais/Chácara Silvestre. Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis. Tel.: 4337 7363.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125 0054.

Parque Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368 1246.

Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel.: 4368 1010/4368 8898.

Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia. Tel.: 4178 6648.

Biblioteca Pública Municipal Manuel Bandeira. Rua Bauru, 21, Baeta Neves. Tel.: 2630 9402 / 2630 9406.

Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Rua Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.

Teatro Elis Regina. Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4109 6262 / 4351 3479.