Oficinas de circo ajudam a superar impactos sociais da pandemia da Covid-19

16 de Mai de 2022

Natália Fernandes

O estímulo à prática esportiva aliada à arte, ao lazer e ao bem estar físico e mental. Essa é a essência das oficinas de circo promovidas pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Cultura e Juventude, na Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv). A atividade, disponível a crianças, jovens, adultos e idosos de forma gratuita, vem se mostrando alternativa no processo de superação dos impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19, ao passo que oferece espaço para a socialização e superação de desafios e medos.

Mais do que melhorar aspectos como força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, os alunos também aprendem sobre noção espacial, consciência corporal e questões que vão além, como superação de desafios e medos, perda da timidez, companheirismo e socialização, explica o professor circense Deivid da Silva dos Santos. “Não necessariamente as aulas são para formar artistas, mas para trazer a essas pessoas essa experiência do circo, explorar a criatividade, estreitar laços, perder o medo de errar”, explica.

No caso do estudante Thiago Bortoletto, 13 anos, as aulas de circo o fizeram compreender na prática como superar desafios. “Quando comecei, tinha muita dificuldade em fazer espacate (movimento ginástico que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180°) e, com o tempo e os treinos, hoje, o exercício passou a ser algo fácil de fazer”, lembra o aluno, que já está na terceira oficina de circo ao lado do irmão, Gustavo, 9 anos. Outro benefício destacado pelo jovem Bortoletto é a socialização, que passou a ser possível após o fim do isolamento social imposto pela pandemia causada pelo Coronavírus. “Durante a pandemia, acabei ficando muito introvertido. Com as oficinas, voltei a conviver, a conversar. Está sendo ótimo”, revela ele, que também está inscrito nas oficinas de yoga.

Para os pais, as oficinas também são uma ótima alternativa de lazer e diversão longe das telas do celular, videogame e televisão. “Durante a pandemia, as crianças e jovens ficaram muito dependentes da tela. É ótimo ter essa opção no contraturno escolar para que possam gastar energia e interagir”, observa a artesã Aline Chaves, 32 anos, mãe da pequena Eloisa Duscowe, 8 anos. “Estou adorando”, ressalta a aluna.

OFICINAS DA DAJUV – A Prefeitura de São Bernardo oferece oficinas gratuitas de curta duração na Dajuv. Entre as opções, estão desde atividades para as crianças, como é o caso da yoga infantil e circo aéreo, aulas para jovens e adultos (stiletto dance, customização de tênis, street dance, circo aéreo e lettering), além de circo para a terceira idade.

SOBRE A DAJUV – A Dajuv é um espaço que contribui para o desenvolvimento do jovem munícipe de São Bernardo, oferecendo oportunidades de acesso aos diversos campos de conhecimento que vão além do universo artístico e esportivo. Além de oficinas, eventos, workshops e outras atividades, são ministrados aos alunos conteúdos relacionados à formação cidadã, educação ambiental, e tantos outros assuntos que fazem parte do universo juvenil.

A Dajuv funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Redenção, 271 (portaria 23), Centro de São Bernardo. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2630-6786 e 2630-6781 ou no endereço eletrônico: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural