Entrevista exclusiva com Ana Cañas sobre seu show cantando Belchior

22 de Mar de 2022

Destaque no V Festival Culturas e Sabores, a cantora Ana Cañas concede entrevista exclusiva para o Portal da Cultura de São Bernardo

Ana Canãs Canta Belchior, tributo ao cantor e compositor cearense, tem tudo para agradar em cheio tanto os fãs da cantora, quanto os apaixonados pelas belas canções de Belchior. No próximo dia 27/03, Ana sobe ao palco do Festival Culturas e Sabores de São Bernardo do Campo e promete emocionar o público presente com o lirismo e a sensibilidade presentes nas canções deste poeta nordestino. Nesta entrevista exclusiva para o Portal da Cultura, a cantora fala sobre como surgiu o projeto, o carinho dos fãs de Belchior, entre outros assuntos. Confira.

Portal da Cultura: Conte um pouco como surgiu este projeto sobre Belchior. A ótima repercussão da live, realizada em 2020, acabou gerando a gravação das canções em estúdio ou isto já era um desejo seu?

Ana Canãs: No início da pandemia, nós decidimos fazer uma live transmitida da sala da minha casa para angariarmos fundos para a minha equipe e músicos - estávamos num momento de extrema vulnerabilidade sem poder trabalhar / fazer shows. Decidi homenagear Belchior por amá-lo e achar que sua obra é muito atual e relevante. Fui surpreendida com o carinho dos fãs dele que me pediram para gravar o disco. Foi um movimento muito bonito e verdadeiro, repleto de afeto - os fãs fizeram um financiamento coletivo (vakinha) para que eu pudesse gravá-lo. Belchior, pra mim, significa o melhor do Brasil. Essa capacidade que os gênios têm de ir de uma ponta à outra, da erudição à "vida loka", trazendo elementos poéticos extremos sem perder a conexão com a simplicidade e, através dela, falar aos corações de quaisquer pessoas.

Portal da Cultura: Como se deu a escolha do repertório?

Ana Canãs: Acabei escolhendo as minhas favoritas, mas muitas ficaram de fora. É um cancioneiro muito rico, tem material pra dois, três discos ali. Escolhi as que conversam com as minhas próprias experiências de vida, as que contam histórias com as quais me identifico e que possibilitam a verdade na interpretação. Como mulher, é interessante perceber diferentes conotações em alguns versos. É uma visão diferente onde eu aprendo e cresço como ser humano.

Portal da Cultura: O mundo, de uma forma geral, definitivamente não passa por seus melhores momentos. Se não bastasse a pandemia que devastou planeta, vivemos tempos de guerra, polarizações nos mais diversos âmbitos, intolerância e por aí vai. As canções do genial Belchior podem contribuir de alguma forma e trazer algum tipo de reflexão nestes dias tão conturbados?

Ana Canãs: Com certeza! Acho que não há nada mais atual (num recorte "reflexão existencial") do que a obra dele. Belchior lançou o disco "Alucinação" em 1976 - momento em que vivíamos uma ditadura militar. Havia muito cerceamento e sua arte, sem dúvida nenhuma, reflete esse período e dialoga com os tempos atuais. Essa moldura obscura ("na parede da memória, essa lembrança é o quadro que dói mais"), infelizmente, está posta hoje para todos nós.

Portal da Cultura: Você está vindo para o ABC em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Você acredita que há alguma coisa pra se comemorar ou a música Respeita, que você lançou em 2017, continua mais atual do que nunca?

Ana Canãs: Continua atual porque as mudanças que desejamos e precisamos ver acontecem lentamente ainda. Conquistamos algumas coisas e falar abertamente sobre o machismo e racismo estruturais contribui para que isso aconteça. Mas ainda estamos longe de viver num país onde o feminicídio não aconteça mais ou que mulheres ganhem espaço e ocupem posições de decisão e poder.

Portal da Cultura: Depois deste mergulho no universo de Belchior, os seus fãs podem esperar mais alguma novidade ou você pretende voltar a produzir trabalhos mais autorais?

Ana Canãs: Vou voltar com o autoral, mas mais pra frente. Nesse momento estou dedicada somente a esse trabalho.

Portal da Cultura: No show do Festival Culturas e Sabores, você pretende cantar apenas as músicas do seu novo projeto musical ou tem alguma musica que não tem jeito, os fãs não deixam você sair do palco sem cantá-la?

Ana Canãs: Apenas Belchior, rs, mas Belchior nunca é "apenas".

Portal da Cultura: Você conhece São Bernardo? Já se apresentou alguma vez por aqui?

Ana Canãs: Já, mas faz muuuuito tempo e estou particularmente feliz pela escolha do lugar (um teatro aberto de arena) e confesso que amo o ABC paulista. Tem uma veia do rock, do punk, as pessoas me parecem muito conscientes e amantes da música questionadora e apaixonada. Vai ser uma grande emoção, não vejo a hora.

Ana Cañas se apresenta no palco do V Festival Culturas e Sabores no dia 27 de março (domingo), às 18h30. Confira a programação completa aqui do Portal da Cultura.

Livre | Grátis.
PARQUE ENGENHEIRO SALVADOR ARENA.
Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo.
Dias 26 e 27 de março – das 10h às 21h.