Músicas ganham mais espaço no Projeto Câmara Musical

25 de Out de 2019
MPB, Música Caipira e Jazz ganham espaço em São Bernardo com no Projeto Câmara Musical

Ao ampliar e potencializar o antigo e bem sucedido projeto Sexta Musical, o projeto Câmara Musical faz da Câmara de Cultura um espaço cada vez mais atrativo para os apreciadores de música do Grande ABC. Esta iniciativa promove a diversificação de gêneros musicais e colabora com a formação de público, além de, mediante parceria com segmentos da economia criativa, proporcionar ao público comidas e bebidas, fazendo com que os shows se tornem experiências ainda mais agradáveis.

Retomado em fevereiro de 2019, o projeto Sexta Musical tem uma apresentação por mês, nas quais já vieram artistas como Bruna Caran, Vozeiral, Patrícia Nabeiro, Fabrício Ramos e Stéfano Moliner, com shows nos estilos MPB, jazz e música instrumental, entre outros estilos. As duas últimas edições do Sexta Musical aconteceram em 13 de setembro, com uma apresentação de rockabilly das  bandas Asteroide Trio e Joe and the Wet Rags com apresentação de Rick and Roll e, em 11 de outubro, com as bandas O Bardo e o Banjo e a convidada paulistana Touro Mecânico, em um show no qual interpretaram músicas autorais, entremeadas com clássicos do rock em versão folk, tudo isso acompanhado por uma feira de economia criativa, com alimentação e cervejas artesanais.

O Projeto Jazz na Câmara também integra o Câmara Musical com uma programação que vai do jazz contemporâneo, gênero que possui diversos expoentes na região, ao swing jazz, aproximando também dos eventos os dançarinos de lindy hop, authentic jazz e sapateado, entre outras vertentes. São estilos de dança que têm uma importância histórica, por serem derivados da primeira dança de salão que misturou negros e brancos nos Estados Unidos e depois se espalharam em bailes por todo o mundo.

Por fim, o projeto Roda de Viola complementa o Câmara Musical, cria um espaço de referência e de diálogo com toda a diversidade do universo cultural da viola caipira. Sua programação proporcionará a oportunidade de violeiros, mestres de cultura popular e duplas de violas, entre outros mostrarem sua arte em saraus e demais atividades, bastando, para isso, comparecer uma hora antes dos eventos e inscrever-se com o agente cultural de plantão, ou coordenador da roda de viola.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

Jazz na Câmara - Baile - Fizz Jazz | DJ Mari Turco com aula de Lindy Hop com Guilherme Ribeiro e Mariana Turco
Show no estilo swing jazz com a banda Fizz Jazz, acompanhada pela Dj Andreza Cruz. Haverá também uma aula aberta, ministrada pela professora Mariana Turco.
Dia 26 de outubro - Livre | Grátis
18h - DJ Andreza Cruz
18h40 - Aula aberta de lindy hop com Mari Turco
19h30 - Primeira apresentação da Fizz Jazz
20h15 – DJ Andreza Cruz
20h45 - Segunda apresentação da Fizz Jazz
21h45 - Encerramento do Baile com a DJ Andreza Cruz

Roda de Viola com a Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo.
Com regência e coordenação de Leandro Abreu, o grupo foi criado em 2005 e já formou muitos violeiros e professores de viola. Leandro já acompanhou Jair Rodrigues e Mariângela Zan, entre outros grandes artistas da música caipira.

A atividade é aberta para violeiros interessados apresentarem sua arte, mediante inscrição a partir das 18h.
Dia 9 de novembro, às 19h - Livre | Grátis

Câmara de Cultura Antonino Assumpção, rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125-0054