Festejos dos 51 anos do Mercado Municipal de Rudge Ramos

31 de Out de 2019

Música, dança e teatro são a marca dos festejos dos 51 anos do Mercado Municipal de Rudge Ramos

Marco histórico e importante referência na cultura de São Bernardo, o Mercado Municipal de Rudge Ramos comemora, no dia 9 de novembro, os seus 51 anos de fundação com uma programação de festejos composta por diversas atrações artísticas. Atualmente o espaço recebeu a denominação de Mercado Municipal Hélio Masini, em homenagem a um de seus comerciantes pioneiros.

Ao ser fundado, em 1968, época anterior aos modernos supermercados, o Mercado Municipal foi um importante centro comercial, que supria a população de vários produtos básicos. Com o decorrer do tempo, surgiram novas formas de comércio com as quais o Mercado concorre. Seu público, no entanto, mantém-se fiel, cativado pelo contato pessoal, cuja proximidade com os vendedores especializados criou uma relação de amizade, confiança e de orientações sobre os produtos, que transcende uma simples relação de compra. Este é o ambiente em que comerciantes brasileiros, portugueses, japoneses, italianos e de outras de diversas nacionalidades interagem com a população do município, em uma convivência harmoniosa e de muita troca cultural. O Mercado Municipal Hélio Masini fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Programação Livre e Gratuita - 9 de novembro de 2019

11h - Kiendaiko Grupo de Taiko

Fundado em 2006 no Bunka de SBC, o Kiendaiko Grupo de Taiko combina a força flamejante que carrega em seu próprio nome, com sua multiculturalidade. – a garra e o esforço do povo japonês e a diversidade e alegria do povo brasileiro – para levar o mais alto nível desta arte milenar ao público.

12h – Apresentação dos alunos da Oficina Cultural de Dança de Salão

Os alunos da oficina cultural de dança de salão apresentam Flashback Anos 70 com o professor Sley de Oliveira.

13h – Intervenção de Circo com Coletivo Menelão
Entre encontros e desencontros o Coletivo Menelão propõe ao público, adentrar a cena. Nesta intervenção os palhaços e palhaças, em espaços diversos, compartilham canções, cenas, poesias e trapalhadas sempre em formato de celebração.

13h30 – Seresta Lúmen
Com 28 anos de trajetória o Serestas Lúmen dedica-se à MPB, reunindo composições de seresteiros das décadas de 20 e 30 até compositores contemporâneos. O casamento perfeito entre melodia e letras que falem de amor, carinho, emoção...

14h30 – Intervenção de Circo com Coletivo Menelão

15h – Pedro Paulo e Dito Costa
A dupla interpreta o melhor da música raiz.

16h – Dó Ré Brinká
Apresentação de histórias, contos tradicionais, fábulas e lendas por meio da música.

17h – Coral Municipal de São Bernardo do Campo
Apresentação do Coral Municipal de São Bernardo com a regente Simone Strublic e pianista Tânia Tonus.

18h - Meramolim
O cantador, filósofo e compositor Meramolim em sua obra resgata a riqueza cultural da região nordestina, o lamento sertanejo dos retirantes, as cantigas das lavadeiras de beira de rio e cacimba de areias, as sagas dos cangaceiros e beatos do sertão, a literatura de cordel, as emboladas e repentes dos cantores de feira, e os aboios dos vaqueiros.

19h – Roda de samba com João Fernandes e Tatiana Bueno
Roda de samba com os cantores e compositores Tatiana Bueno e João Fernandes trazendo o melhor da tradição do samba. Acompanham Cássio Soares na Percussão, Gabriela Coelho na Flauta Transversal e Saxofone.

- Durante o dia, das 12h às 16h, pintura facial e escultura de bexigas com Júlio César Mattos.
- Exposição fotográfica “Pelos Olhos das Câmeras” produzida pelos alunos da Oficina de Fotografia da Paulicéia.