O Avesso do Avesso – Uma antropofagia da semana de 22 - Fevereiro

22 de Fev de 2022

Lançamento de Livros e Rodas de conversa com os autores, evento de lançamento da programação e abertura da exposição “Para além da Efeméride”.

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva

Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português”.

Erro de português
Oswald de Andrade

A semana de arte moderna de 22, marco fundador do modernismo brasileiro, definida pela busca de uma estética nacional e de uma brasilidade moderna portou como uma das suas linguagens artísticas centrais a literatura, e através de pensadores e escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Graça Aranha, questões sobre a identidade nacional e a cultura brasileira ganharam centralidade na produção artística e intelectual naquele instante de grande efervescência cultural e política. Entretanto, nesse mesmo contexto por condicionantes regionais e de classe, a obra e a intervenção artística desses autores expressavam pouco a diversidade da sociedade brasileira em suas várias dimensões.

A programação “O Avesso do avesso: uma antropofagia da semana de 22”, lança luz sobre os personagens e grupos sociais ocultos e que ficaram a margem neste processo, assim como também sobre os desdobramentos da semana e do modernismo brasileiro, ressaltando seus elementos plurais e diversos, que influíram na produção intelectual e artística nas décadas posteriores a 1922.

E essa diversidade racial, de gênero, sexual e regional e suas interseccionalidades estão presentes nesta programação com o lançamento de obras de escritores da cidade, cada qual com sua trajetória literária e influenciados à sua maneira por esse grande banquete antropofágico do modernismo brasileiro.

A escritora Benedita Lopes lançará seu livro “Porções para se acordar presente”, escrito durante a pandemia, nascido da necessidade de louvar à saúde, saudar a vida e, sobretudo, de não dar valor ao perverso.

A autora Kaya Adu apresentará sua obra “Cobra rasteira: mitologia de uma transição de gênero”, que propõe um percurso poético-mitológico, a partir da imagem do ouroboros, para sua própria transição de gênero.

Já o escritor Donizeti Leite lançará seu romance “Um delírio chamado paixão” que traz a personagem do poeta Chris à procura da amada de seus sonhos.

E por fim, o poeta Deobaldo Barbosa da Silva apresentará seu livro “Os versos são meu universo” seguido de um sarau com convidados.

22/02/2022...

Evento de lançamento da programação “O avesso do avesso: uma antropofagia da semana de 22” com apresentações musicais, de arte circense e intervenção literária no saguão do Paço Municipal a partir das 16 horas.

Este ato de lançamento marca ainda a abertura da Exposição “Para Além da Efeméride”, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, que no seu papel de acompanhar a produção artística, e provocar o debate, imergiu num processo de curadoria e buscou localizar em seu acervo, obras de arte produzidas a partir dos desdobramentos da Semana de 22, não somente estéticas, mas também, conceituais. Uma amostragem que reúne nomes de artistas importantes, por muitas vezes anônimas e apagadas. Através das obras, a curadoria pincelou um recorte, uma amostra da pluralidade e brasilidades ao longo dos 100 anos, nos quais a questão nacional e a cultura das classes populares ganharam centralidade nessas novas manifestações artísticas e culturais, a busca das raízes de uma cultura brasileira e de uma identidade nacional, a nossa constituição como um povo.  Visitação de 23 de fevereiro a 22 de julho de 2022.

Venha, participe e nos acompanhe nessa extraordinária jornada do centenário da semana de 22, com muita arte visual, escrita e versos!!!

E em março a programação segue, com reflexões e debates sobre A Semana de arte moderna de 22: uma aventura modernista, e ainda acerca da participação e do protagonismo feminino no movimento modernista brasileiro.