Voltar

O Dia Internacional de Nelson Mandela

O Dia Internacional de Nelson Mandela

18 de Jul de 2022

O Dia Internacional de Nelson Mandela (Nelson Mandela Internacional Day) é comemorado anualmente em 18 de julho e foi instituído  pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2009, com o consenso de 192 países membros . Atraves desta resolução, os países-membros reconheceram sua contribuição pela democracia internacional e a promoção da cultura da paz através do mundo. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de um dos líderes mais corajosos e admiráveis do mundo e celebra sua vida e seu imenso legado.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo no dia 18 de julho de 1918, e morreu em 5 de dezembro de 2013, na cidade de Joanesburgo. Foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai").

Mandela lutou pela construção de uma vida melhor para o seu povo, garantindo a igualdade social, política e econômica para todos os negros que viviam na África do Sul durante o regime do Apartheid. Sua dedicação a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas jamais serão esquecidos.

“Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença” - Nelson Mandela