Voltar

Oficinas de Circo estão com inscrições abertas em São Bernardo

Oficinas de Circo estão com inscrições abertas em São Bernardo

22 de Jul de 2021

Oficinas de Circo estão com inscrições abertas em São Bernardo

Estão abertas inscrições para as Oficinas Circenses, sendo 13 delas contempladas no Edital 12 - Prêmio Formação em Circo, da Lei Federal Aldir Blanc. A maioria delas acontecerá na Divisão de Ações Ligadas à Juventude – DAJUV. Os encontros serão gratuitos e presenciais, com 12 aulas e 12 vagas para cada oficina, sempre respeitando as normas sanitárias vigentes contra a pandemia da Covid-19. 

Historicamente, a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo tem representado um importante papel na formação de artistas de Circo, sendo a DAJUV um órgão de destaque nesse processo de formação cultural, com oficinas e treinos para principiantes e artistas de Circo.

Veja abaixo a lista completa das oficinas oferecidas na DAJUV:

  • Acrobacias Aéreas, com Potira
  • O Mundo Circense, com Victória Grotti
  • Flexibilidade e Contorção, com Regina Oliveira
  • Malabares para Mulheres e LGBTQIA+, com Chris Zanella
  • Qual é a Graça, com Palhaço Pafúncio
  • Introdução à Parada de Mãos, com Helder Vilela
  • CircOficina, com Fábiu Galvão
  • Tecido e Corda Lisa, com Glecirq

DAJUV - Divisão de Ações Ligadas à Juventude - Av. Redenção, 271, Portaria 23, Centro. Telefones: 2630-6790 e 2630-6791

 

Em outros espaços culturais da cidade:

  • Iniciação Circense (Equilibrismo, Malabarismo, Acrobacias de Solo), com Hélio Costa - Espaço Cultural Pulo do Sapo, Rua Unidos da Esperança S/N, Jardim Laura.
  • Descobrindo o Circo - Iniciação, com Danila Meloni - Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão.
  • Das Rodas ao Picadeiro, com Gabi Gomes e William Briga – Kilombo Urbano SBC, Rua Elizabete Sabatini, 117, Vila Primavera.
  • Diálogos Circenses, com Jeisel Bomfim - Espaço Diálogos Acrobáticos, Rua José Bonifácio, 512, Centro.
  • Lira Coreografada, com Michelli Rebulho - Espaço Diálogos Acrobáticos, Rua José Bonifácio, 512, Centro.
     

Em agosto, serão cinco oficinas tendo início na Dajuv. Veja abaixo as que estão com inscrições abertas:

A oficina de Acrobacias Aéreas terá início em 2 de agosto, com aulas às segundas-feiras. A professora e arte-educadora Potira, que dará as aulas, é artista e professora de Circo Aéreo há mais de 10 anos. Também tem formação em Jornalismo e Capoeira. Já atuou em diversos projetos sociais como arte educadora, inclusive na DAJUV. Dirige espetáculos, faz performances e ministra oficinas de aéreos em festivais multiculturais pelo Brasil. Já realizou ações culturais na França. Apresenta-se em eventos com números de pirotecnia pela região de São Paulo. 

A oficina O Mundo Circense terá duas turmas, sendo a Turma 1 com início em 3 de agosto, às terças-feiras, e a Turma 2 com início no dia 5  do mesmo mês, às quintas. A oficineira a ministrar o curso é Victória Grotti, que tem experiência em aulas de Circo em escolas para os Ensinos Fundamental e Médio, com especialidades em lira, trapézio e tecido.

 

Já àqueles que têm interesse em treinar os exercícios de Circo de maneira segura, melhorando sua performance, apresentamos a Oficina de Flexibilidade e Contorção, com Regina Oliveira. A bailarina iniciou seus estudos em Ballet Clássico com apenas oito anos de idade no Ballet Inês Amaral, participando, desde então, de festivais e recebendo premiações. Em 2014, formou-se em Ballet Clássico e, no ano seguinte, assumiu sua primeira turma como professora regular. Também é professora de Circo e dá aulas de flexibilidade. As aulas com Regina começarão em 4 de agosto, às quartas-feiras, em duas turmas.

Já as inscrições das duas oficinas abaixo terão início em 2 de agosto:

A CircOficina, com Fábiu Galvão, começará em 31 de agosto, com aulas às terças e quintas-feiras. Fábiu iniciou suas atividades circenses no ano de 2007, na própria DAJUV. Lá, cursou diversas modalidades e se especializou nos exercícios aéreos. Em 2011, iniciou sua carreira profissional em uma rede de Hotéis na Turquia, indo depois para a Bélgica e Holanda. Em 2019, retornou ao Brasil. 

 

 

Também com início em 31 de agosto, a oficina Introdução à Parada de Mãos será ministrada por Helder Vilela, que é formado em Educação Física. Foi aluno e também professor da Escola Nacional de Circo. Trabalhou em grandes circos da Europa, África e no Brasil. Em 2019, recebeu convite do Cirque du Soleil para ser protagonista do espetáculo Cosmos.  Helder estará na Dajuv dando as aulas às terças e sextas-feiras. 

 

 

 

 

 
Acesse a Agenda Cultural para saber tudo sobre as inscrições e demais informações.

(Imagens cedidas pelos proponentes)

 


kostenlose Besucherzähler