Voltar

Podcast infantil Meu Humano Saiu atravessa fronteiras do país

Podcast infantil Meu Humano Saiu atravessa fronteiras do país

01 de Out de 2021

A terceira temporada do podcast infantil Meu Humano Saiu é um dos projetos contemplados pelo Edital 15 – Prêmio Projetos Inéditos Culturais – Linguagens Livres, da Lei Aldir Blanc. A série apresenta as aventuras da cachorrinha Dori, de forma lúdica e bem humorada, atraindo um público que vai além das fronteiras brasileiras.

O projeto nasceu de uma brincadeira feita pela atriz e dramaturga Nicole Marangoni e pelo músico e produtor cultural Eramir Neto. Desde que adotou Dori, em 2012, o casal ficou fascinado pela personalidade da cachorrinha e imaginou o que ela faria quando eles não estivessem em casa. A partir deste exercício de imaginação, Nicole deu forma aos roteiros originais e às gravações, tendo Dori como protagonista, com o diferencial de que, ao invés de ter seus feitos narrados, é a própria cachorrinha que conta suas histórias.

Ao se propor incentivar o ato de ouvir, a série cria uma alternativa aos inúmeros estímulos visuais que as crianças recebem cada vez mais cedo. O formato de podcast promove uma escuta ativa, participativa, lúdica e bem humorada. Há também o componente educativo, pois, além dos personagens despertarem nos pequenos a curiosidade científica, a produção de cada episódio é precedida por um extenso trabalho de pesquisa sobre a biologia de cada animal a ser entrevistado por Dori.

Embora muitas pessoas não estejam familiarizadas com o nome “podcast”, que classifica o projeto, Nicole afirma tratar-se de algo muito simples. “É o antigo programa de rádio, só que não mais com hora marcada. Agora você ‘sintoniza’ em um link e pode ouvi-lo na hora que quiser”, explica a atriz.

Desde que entrou no ar, o podcast vem tendo grande aceitação entre as crianças. Com isso, tem gerado muitos acessos de diversas localidades do Brasil e até do exterior, de países como Estados Unidos, Japão, Espanha, França, Canadá, Alemanha, entre outros.

Moradora do bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, Nicole é atriz desde 2004, tendo atuado em mais de 20 espetáculos. Também trabalhou como performer na exposição Xu Zhen’s March 6th in Art of Change: New Directions from China, na Hayward Gallery, em Londres (2012) e foi palhaça e gestora da TrupeCali e do projeto Palhiare entre 2016 e 2020, com foco no atendimento hospitalar especializado de pacientes em cuidados paliativos. Sua formação inclui a Fundação das Artes, Doutores da Alegria e o Centro de Pesquisa Teatral, entre outros.

Sobre a Lei Aldir Blanc, que a premiou com a realização do podcast, Nicole considera que foi uma articulação e uma conquista de toda a classe artística. “Ela viabilizou a manutenção e fomento de trabalhos artísticos em todo país durante a pandemia, possibilitando parcial ou totalmente a subsistência dos artistas durante a crise”, salienta.

No caso específico de São Bernardo do Campo, a atriz diz ter acompanhado muitos projetos propiciados pela Lei Aldir Blanc, que trouxeram atividades culturais de excelência para a cidade. Em sua avaliação, quando há investimento em Cultura, muitos projetos magníficos ganham vida. “Como integrante da classe artística do município, espero que o investimento e valorização da Cultura sejam mantidos, para que os artistas possam trabalhar e produzir obras de grande valor para e na sua cidade”, afirma.

O podcast Meu Humano Saiu pode ser acompanhado pelo endereço https://anchor.fm/meuhumanosaiu, onde o público encontra todos os episódios, desde a primeira temporada.