Programação especial do Mês da Consciência Negra

25 de Nov de 2019

Biblioteca Monteiro Lobato terá cinema, rap, canções e reflexão em 27 e 30 de novembro

O encontro Do ABC Rap ao Rap ABC: Rimas, Canções e outras Histórias reunirá a galera do rap para uma tarde de música, rima e discussões na Biblioteca Monteiro Lobato em 30 de novembro às 14h. Entre os participantes estarão o DJ Lord e o músico e escritor GSA que cantam, mostram samples e comentam sobre sua trajetória no rap do ABC. Também haverá um bate-papo com o mestre em filosofia pela USP Felipe Choco (oriundo do movimento hip hop de São Bernardo e educador do Museu Afro Brasil) e com a assistente social Katiara Oliveira (que atua no movimento hip hop desde 2006), que discutirão o rap como elemento da cultura urbana do hip hop, bem como a palavra rimada e cantada está presente na filosofia do hip hop desde as quebradas, até a universidade.

A Biblioteca Monteiro Lobato também terá uma sessão de cinema do Pontos MIS, dentro da temática da temática da Consciência Negra, na qual serão exibidos dois filmes em curta metragem: Parece Comigo (Kelly Spinelli, Brasil, 2016, 26 min., livre). O documentário explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário e Uma Escolha (May Taherzadeh, Reino Unido, Malawi, 2017, 30 min., livre). Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem o sonho de tirar ele e a irmã mais nova da pobreza, quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido.

A temática do Mês da Consciência Negra também está presente na escolha dos livros utilizados na programação literária, nas contações de história e nas roda de conversas, voltada para adultos e crianças. Também haverá uma edição especial do Clube de Leitores da Cidade, que recebe o Clube de Leitura Café Preto, para conversar sobre o livro Meu Crespo é de Rainha, de bell hooks.

Reggae para Juventude - Show com Mato Seco e Convidados

Um dos destaques da Programação do Mês da Consciência Negra foi o Sons do Fone Especial, realizado em 17 de novembro, na Chácara Silvestre, com a apresentação do Reggae para a Juventude com show do Mato Seco e diversos convidados. O evento reuniu um público de aproximadamente 8 mil pessoas, que se dividiu entre duas arenas. Uma delas foi a arena do palco, na qual músicos mesclaram intervenções ao vivo sob a base do Freendom Sounds, concentrando um público diverso, com muitas famílias, que cantavam e participavam ativamente das apresentações mais voltadas para a cultura rastafári. Na outra arena os Dj’s tocaram músicas no Sound System do Cultive Dub, um público mais jovem se concentrou em dançou em frente as pilhas de caixas de som com altas freqüências. Esse formato com ‘sistemas de som’ em espaços públicos é um dos ancestrais da cultura hip hop.

Com este público grande e diversificado, do qual fizeram parte pessoas de diferentes classes sociais e origens étnicas, os organizadores consideraram que o show atendeu plenamente seus objetivos de levar a cultura como instrumento de valorização da cultura negra e promoção de integração social entre os diferentes grupos étnicos e sociais que compõem a população do município.

Pontos MIS - São Bernardo do Campo
Filmes: Parece Comigo e Uma Escolha
Dia 27/11/2019- 19h

Do ABC Rap ao Rap ABC: Rimas, Canções e outras Histórias
180 min. Livre/Grátis.
Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.
R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.
Dia 30/11/2019 – 14h

Mais informações na Agenda Cultural