São Bernardo celebra o Dia Mundial do Rock com uma extensa programação

12 de Jul de 2022

Treze de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rítmo e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A comemoração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "Dia Mundial do Rock".

Em São Bernardo do Campo, a Secretaria de Cultura e Juventude preparou uma extensa e variada programação que passeia por diversas linguagens e promete agradar publicos de todas as idades.

No Parque da Juventude Cidade Maróstica, no dia 17 de julho, se apresenta pela primeira vez desde 1998 no Estado de São Paulo, um dos grupos pioneiros do Rock/Metal Nacional, a banda Dorsal Atlântica.

Em atividade desde 1981, o grupo formado por Carlos Lopes (guitarra e vocal), Alexandre Castellan(baixo) e Braulio Drumond (bateria) traz um repertório baseado em seus quatro últimos álbuns 2012 (2012), Imperium (2014), Canudos (2017) e Pandemia (2021), mas recheado de clássicos como “Caçador da Noite” e “Guerrilha”.

Como co-headliner, o evento traz a veterana banda são-bernardense Ação Direta que comemora, neste ano, 35 anos de atividade ininterrupta, com inúmeros tours pelo Brasil e Europa. Neste show, o quarteto liderado por Gepeto(vocal), Marcão (bateria), Galo(baixo) e ST Dennis (guitarra), interpreta composições do mais recente álbum “Na Cruz da Exclusão” (2019) e sucessos que marcaram a sua carreira.

E completando o line-up do mini festival, haverá apresentações de bandas são bernardenses que tiveram clipes gravados pelo CAV SBC e/ou que vem se destacando no Cenário Underground Regional, como Anama, Rhegency, Thrashing, Keeptor e Blackining.

Além das apresentações musicais haverá uma Feira de Economia Criativa com venda de artesanatos, acessórios, camisetas, merchandises das bandas, vinil e Praça de Alimentação com cervejas artesanais de micro empreendedores locais ligados a Cultura Rock.

O evento, que tem início pontualmente às 11h, é feito em parceria com o Coletivo Rock ABC e contará com a apresentação do locutor Vitão Bonesso do Programa Backstage da Kiss FM. O evento tem entrada franca e acontece no Parque da Juventude Cidade Maróstica, que fica na Avenida Armando Ítalo Setti 65, Baeta Neves. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4121-2622.

Programação especial - Rock, livros e leitura

No dia 23 de julho, a Biblioteca Monteiro Lobato realizará uma programação especial para comemorar o mês internacional do Rock. Durante todo o dia acontecerão atividades culturais como oficina, discotecagem, bate papo e exposição de livros do acervo que abordam as diversas vertentes deste gênero musical.

Escritores, críticos musicais e músicos conversarão sobre como há décadas o rock influencia a estética, a cultura e o comportamento de várias gerações, e como a literatura sobre o assunto e os seus respectivos leitores mantêm mais que acesa a chama roqueira. Venha e participe desta programação Rock and Roll !!!!

• 11h às 15h: Discotecagem com o DJ Luiz Lovinil

• 13h às 14h: Oficina “Rock para pequenos” com a escritora Laura Macoriello, autora dos três volumes da coleção “Rock para pequenos” (inscrição do dia 4 a 22 de julho pelo e-mail: biblioteca.programacao@saobernardo.sp.gov.br)

• 15h: Mesa: “Rock em livros” com o jornalista Fábio Massari, o escritor Rodrigo Carneiro e o músico Gabriel Thomaz. Mediação: Marcelo Viegas

• 16h30: Discotecagem com Gabriel Thomaz

• 17h30: Performance poética com Rodrigo Carneiro

Convidados:

Laura Macoriello, autora dos três volumes da coleção “Rock para pequenos”

Laura Macoriello (@laura_macoriello)

Fabio Massari, escritor e radialista teve longas passagens pela rádio 89 FM  e pela MTV Brasil . Autor dos livros “Mondo Massari” (2013) e “84: O Álbum inglês” (2021).

Rodrigo Carneiro, jornalista e escritor escreveu para os jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e para as revistas Bravo!, Rolling Stone Brasil. Foi editor-chefe e apresentador do site Showlivre.com. Autor do livro “Barítono” (2018).
Rodrigo Carneiro (@rodrigocarneiro_rc)

Gabriel Thomaz, vocalista e guitarrista da banda Autoramas. Produtor do selo Maxilar e autor do livro “Magnéticos 90” (2016).
Gabriel Thomaz (@gabrielthomaztrio)

Marcelo Viegas, Editor, jornalista e cientista social. Autor do livro “Então, coletânea de entrevistas (música, Skate e Arte)”.
Marcelo Viegas (@meusdiscos)

Dj Luiz Lovinil, colecionador de discos, pesquisador informal de música, arte e cultura, “discotecário” em festas, encontros, exposições e outros eventos sócio culturais independentes.
Luiz Carlos da Silva (@luizlovinil)