Voltar

Oficinas Culturais 2024 estão com inscrições abertas

Oficinas Culturais 2024 estão com inscrições abertas

20 de Mar de 2024 Cesar Yukio Takara

A Secretaria de Cultura e Juventude, sempre atenta às necessidades e interesses dos munícipes, abre inscrições para diversas oficinas culturais. Visando a comodidade para os interessados, serão feitas por meio de formulário eletrônico e aceitas até o preenchimento das vagas. 

Com o objetivo de iniciar a formação e vivência dos participantes no campo artístico/cultural, as oficinas são preparadas em formato de cursos livres de curta duração e com metodologia prática. Com carga horária aproximada de 60 horas cada, essas atividades de formação proporcionam a fruição do espaço público e o enriquecimento da experiência de vida aos participantes. São totalmente gratuitas, cabendo aos inscritos, apenas, a aquisição dos materiais necessários para a sua realização, quando assim for requisitado.
Os arte-educadores foram previamente selecionados por edital específico publicado no final de 2023, com a exigência de comprovação de experiência profissional, formação acadêmica, técnica ou livre na área pretendida, a fim de garantir a qualidade dos conteúdos que serão ministrados.

O pacote de oficinas compreende atividades para todos os públicos e ocorrerão em 10 espaços culturais. Para as pessoas com 60 anos ou mais,  o Centro de Referência do Idoso-CRI estará recebendo as oficinas de Dança de Salão, Inclusão Digital, Pilates e Pintura em Tela; para as crianças, alguns locais receberão as oficinas de Brinquedos de Sucata, Teatro Infantil e Ballet. A garotada também poderá se inscrever em Breaking, Capoeira e Pintura em Tela, pois são atividades livres para todos os públicos.
Para quem aprecia as Artes Plásticas, Artes Visuais e Quadrinhos, as oficinas de Fotografia Analógica/Digital, Caligrafia Artística, Histórias em Quadrinhos/Mangá, Desenho, Pintura Orgânica e Pintura em Tecido podem ser uma ótima pedida. As artes manuais não ficaram de fora, com o Crochê, Macramê e Bordado. Para quem quer praticar uma atividade que movimente o corpo, as opções são Dança Popular e Afro, Circo, Circo Aéreo, Dança de Salão e Danças Urbanas. Para quem deseja outras opções, Projetos Culturais, Violão, Literatura e Libras são ótimas escolhas. 

A Pinacoteca, por sua vez, oferece duas atividades de formação: Revelando Memórias: Fotografia Analógica e o Laboratório Fotográfico - para quem aprecia o modo de fotografar anterior ao digital, resgatando o uso de laboratório para revelar e ampliar os filmes; e Desenho na Arte Contemporânea - que propõe a utilização de materiais convencionais e não convencionais para a produção de desenhos.

Os interessados podem acessar todas as informações sobre as oficinas, tais como locais, endereços, datas e horários, bem como os formulários eletrônicos de inscrição, no Portal da Cultura, através do link https://bit.ly/43rdkCR  Aproveite e já garanta a sua inscrição, pois as vagas são limitadas e as aulas começam em abril!