As oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Juventude têm por objetivo iniciar a formação e vivência no campo cultural e artístico dos munícipes nas diversas linguagens culturais ( Arte Cênica, Circense,  Dança, Música, Artes Visuais e Artes Plásticas ) através de cursos de curta duração e com metodologia prática.

Seu objetivo é beneficiar de forma direta um público de aproximadamente 2.500 pessoas, visando torná-lo cada vez mais interessado em fazer parte da  programação cultural contribuindo com as apresentações e atividades artísticas, bem como ampliar os conhecimentos da diversidade cultural.

A Divisão de formação artística e cultural da Secretaria de Cultura e Juventude, por meio de pesquisa e estudo do capital cultural dos espaços públicos, associações e sociedades de amigos de bairro parceiras oferece atualmente os seguintes cursos distribuídos nos diferentes locais acima citados:

  • Dança: Salão, Ballet Infantil, Ballet Baby Class, Barra Solo, Corpo de dança, Ballet Adulto, Sapateado, Urbana, Circular, Tarantela.
  • Arte Cênica e Circense: Teatro Adulto e Infantil, Teatro de Bonecos, Cenografia, Circo Adulto e Infantil.
  • Música: Violão em grupo, Teclado, Canto Coral, DJ 
  • Artes Manuais: Confecção de figurinos, Pintura em vidro, Artesanato, Cerâmica, Crochê e tricô, Bordado e Mosaico. 
  • Artes Visuais: Pintura em tela, Informática e Mídias, Fotografia Digital, Graffiti
  • Luthieria: Confecção de Instrumentos ( violino)
  • Outros:  patins.

Os cursos oferecidos em forma de oficina duram até dois semestres. Iniciam-se em março de cada ano, estendo-se até dezembro.


A secretaria de Cultura e Juventude pode atender até 2.500 inscritos nas mais diversas áreas do saber cultural.

 

Agenda

Confira a agenda cultural.