banner contação de histórias

 

A arte de contar histórias é um dos mais antigos ofícios do mundo e é fruto de muito trabalho e estudo. Pensando nisso, os contemplados no Edital 13 de Contação de Histórias da Lei Aldir Blanc em São Bernardo do Campo realizarão oficinas formativas para interessados em conhecer algumas técnicas e inspirações na área. Essa jornada formativa terá início na semana que vem, com o objetivo de explorar suas possibilidades e recursos, sempre com um olhar acolhedor e profissional. Venha conosco!

Os encontros serão totalmente on-line e gratuitos. Vagas limitadas.

Veja abaixo a programação:

 

Contação de Histórias, com Lourdes Maria

 

O objetivo a ser alcançado é o “encantamento” pela contação de histórias, dando foco à utilização do Teatro de Animação: realizando experimentação de técnicas e construção de elementos para a história, um boneco, um objeto. Será abordado o ato de narrar, as variações de narrativas, interação com o público, a improvisação, a prática do ensaio, pesquisa como uma constante, os recursos auxiliares (iluminação, cenografia, trilha sonora, etc.), técnicas para contação de histórias, criação de personagens, utilização de objetos e bonecos e o ouvir histórias como fonte comparativa de aprendizado.

Sobre Lourdes Maria: Atriz titeriteira, iniciou seu trabalho em 1983, tendo trabalhado em vários espetáculos, dentre eles Bom Dia Todas as Cores, uma contação de história com manipulação de bonecos, que vem fazendo parte de seu repertório desde 1985. Mais adiante, a partir de 2012, vem desenvolvendo pesquisas no teatro em miniatura. Em 2014, foi a vez do teatro lambe lambe, tendo estreado seu primeiro trabalho em 2019, Asas para o Mundo, que participou da Mini Mostra de Teatro Lambe Lambe no SESC Itaquera (janeiro de 2020). Atualmente, trabalha no espetáculo O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes, com Celso Ohi, mestre titeriteiro de São Bernardo do Campo.

Datas: 22 e 24 de junho

Horário: 15h às 17h.

Público alvo: A partir de 14 anos.

Número de vagas: 20 (vinte) pessoas.

Período de inscrição: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 21/6

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


Contação de Histórias, com Cia. os Rouxinóis

 

Oficina com técnicas para educadores e interessados em histórias, habilitando-os a entrarem no universo da contação, trabalhando aspectos como a oralidade, a circularidade e a pesquisa em histórias tradicionais, assim como nas histórias da Literatura Contemporânea. Abrange técnicas corporais e vocais para uma boa performance na contação.

Sobre Maria Fernanda Gonsalves de Oliveira: Artista interdisciplinar, Bacharel em Direito, socióloga, capoeirista e yogini (praticante de Yoga), pesquisadora em Filosofia na Universidade Federal do ABC (UFABC) e contadora de histórias. Atua na área de Educação desde 2009.

Sobre Leandro Tavares Rondão: Músico e arte-educador. Formado em Música com Habilitação em violão clássico pela Faculdade da Amazônia (FAAM) em 2009; pós-graduado em Violão, Pedagogia e Performance pela Faculdade Santa Marcelina em 2020; pós-graduado em Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas para a Educação pela Faculdade de Conchas (FACON) em 2018. Artista da cena musical do ABC desde 2006.

Sobre André Orbacan: Ator, dublador, arte-educador e contador de histórias. Iniciou sua carreira em 2006, realizando contações voltadas ao público adulto em bares e espaços alternativos, divulgando obras clássicas da Literatura Romântica.

Sobre Rafael Vicole: Compositor e maestro paulistano, Rafael Vicole tem obras interpretadas no Brasil e na Europa. Suas composições e arranjos já foram interpretadas por grupos como: Orquestra Ouro Preto, Camerata Filarmônica Brasileira, entre outras.

Datas: 15 e 17 de junho

Horário: 15h às 17h.

Público alvo: A partir de 16 anos.

Número de vagas: 20 (vinte) pessoas.

Período de inscrição: de 06 a 10 de junho de 2021, ou até o preenchimento das vagas.

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


A Arte de Contar Histórias Bilíngue, com Cia. Arte e Raiz

 

A oficina tem o objetivo de proporcionar aos participantes que consigam desenvolver um processo de criação da arte de contar histórias utilizando Português e Libras, a fim de tornar essa atividade mais dinâmica e interativa, proporcionando a inclusão de um público ouvinte e surdo.

Sobre Sabrina Caires: Pós-Graduada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela Universidade Santo Amaro. Tema de sua pesquisa: O Teatro Como Forma de Auxiliar o Surdo na Inclusão Cultural. Especialista em atividades para deficientes e Dança em cadeira de rodas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Intérprete de Libras há 10 anos, tendo entre os principais trabalhos: contações de histórias com Kiara Terra, Cínica Cia. de Teatro, Cia. do Mar, Cia. Bisclof, Luarnoar, Programação Especial América Latina Maria Sol Produção e Coletivo de Dança Aqui tem Dono. Intérprete do espetáculo Fridas em Cena, entre outros.

Sobre Elcio Rodrigues: Graduado em Licenciatura Plena com habilitação em Teatro, ator e contador de histórias. Desenvolve um trabalho de narração de histórias em diversos SESCs, bibliotecas, escolas, escolas bilíngues, livrarias, etc. Participou de diversos festivais, entre eles: 4º 9º e 12º Festivais A Arte de Contar Histórias, promovido pela Prefeitura de São Paulo; 3º Festival Conte Outra Vez, de Recife; Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias; 6º Festival de Contadores de Histórias de Porto Alegre; 2º, 3º e 4º Festivais de Contadores de Histórias do Centro Cultural Banco do Brasil.

Datas: 09 e 11 de junho

Horário: 15h às 17h.

Público alvo: A partir de 16 anos.

Número de vagas: 20 (vinte) pessoas.

Período de inscrição: de 31 de maio a 05 de junho de 2021, ou até o preenchimento das vagas.

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


Carruagem Literária pela Iriarte Cia. Teatral

 

A proposta da oficina de contação de histórias “Carruagem Literária” é contribuir na formação de professores, pedagogos, agentes de leitura, contadores de histórias e quaisquer pessoas interessadas na arte de contar histórias e desenvolver o trabalho junto à literatura infantojuvenil, demonstrar a importância das histórias para o desenvolvimento infantil, resgatar a prática de contar histórias e apresentar ao público interessado, diferentes técnicas como objetos, adereços, música ao vivo e a teatralidade que o contador pode utilizar como ferramenta para aprimorar a arte de contar histórias.

Datas: 25 e 27 de maio

Horário: 15h às 17h.

Público alvo: professores, atores, agentes de leitura, contadores de histórias e/ou quaisquer pessoas interessadas na arte de contar histórias. A partir de 16 anos. 

Número de vagas: Turmas de 20 (vinte) pessoas. 

Metodologia e estratégias para capacitação:

  • Por que contar histórias;
  • Criar código para iniciar uma história;
  • O preparo das histórias (conhecer a história, momento de interagir, o suspense, olhar nos olhos);
  • A importância das histórias;
  • Como escolher bem o texto;
  • O que é contar histórias;
  • Faixas etárias e interesses;
  • O que um contador deve evitar;
  • O valor dos contos de fadas;
  • Para melhor contar uma história;

Período de inscrição: de 05 a 23 de maio de 2021.

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


A arte da contação de histórias com Igor Erbert

 

Nesta oficina, em conjunto com a Fabricia Eliane, discutiremos de modo teórico e prático os conceitos que exploramos em nossas pesquisas de contações de histórias: paisagem sonora, preparação da história, envolvimento com o público, fechamento da história. Experimentaremos algumas práticas de uso do corpo, da voz, da sonorização de histórias, buscando aproximar os envolvidos com nossa pesquisa.

Datas: 21 de maio.

Horário: das 13h às 17h.

Público Alvo: livre, acima de 16 anos.

Número de vagas: 20 vagas

Período de inscrição: de 05 a 19 de maio de 2021. 

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


Mulheres que contam por Thais Póvoa

 

A oficina “Mulheres que contam” busca aproximar a relação entre as participantes e a contação de histórias através do trabalho com a palavra e o estímulo a esse hábito, tão antigo, por vezes esquecido. As técnicas trabalhadas relacionam-se com o conceito de “imagem da palavra” e de vivências cotidianas, em que temos de contar um fato ocorrido a alguém, além de técnicas teatrais relacionadas como estar em um foco de atenção, a presença cênica, a importância do olhar e a proximidade com o público. 
Numa primeira etapa, realizaremos um trabalho de apresentação através da reflexão da criação literária feminina e exercícios de aproximação da contação de histórias com nosso universo cotidiano. 
Numa segunda etapa, trabalharemos a partir da seleção de algumas histórias de autoras mulheres, oferecendo exercícios práticos para sua criação.

Objetivos:

  • Introduzir o universo das histórias a partir da relação cotidiana de contar um fato a alguém;
  • Ampliar o repertório literário feminino das participantes;
  • Trabalhar de forma lúdica as técnicas teatrais envolvidas em uma contação;
  • Estimular os participantes a se tornarem multiplicadores deste conhecimento.

Datas: 12 e 14 de maio.

Horário: das 15 às 17h.

Público Alvo: mulheres jovens e adultas, a partir de 14 anos. Não é necessária experiência artística anterior. 

Número de vagas: 20 vagas.

Período de inscrição: de 05 a 10 de maio de 2021. 

Formulário de inscrição: [vagas esgotadas]


 

 

 

Observação: As aulas serão 100% on-line, via plataforma digital, cujo link de acesso será disponibilizado no dia da aula.