Voltar

Prefeitura de São Bernardo abre modalidade de natação espontânea

Prefeitura de São Bernardo abre modalidade de natação espontânea

23 de Fev de 2023 Fábio Martins

Atividades ocorrem nas piscinas do Baetão e do Crec Paulicéia; inscrições se dão exclusivamente de forma online

Com o objetivo de diversificar a gama de serviços esportivos disponibilizados na cidade, a Prefeitura de São Bernardo abriu a oferta da modalidade de natação espontânea. O gênero é voltado a moradores com idade acima de 18 anos e que tenham noções básicas da prática, como nado livre. As atividades, gratuitas, ocorrem nas piscinas do Complexo Aquático do Baetão e do Crec Paulicéia. Mediante agendamento prévio de horário, as inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online. 

O período de inscrições para a natação espontânea, projetada pela Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, teve pontapé inicial no começo de fevereiro. A modalidade possui horários nos três períodos (manhã, tarde e noite), com opção de marcação de 30 minutos por dia, podendo ser prorrogada a depender da demanda. A programação se dá de segunda a sexta-feira. Às segundas, acontece das 18h às 20h30. O horário é expandido entre terça e quinta, das 7h às 20h30, e de sexta, das 7h às 17h. O cronograma será ampliado a partir de março com horários também aos domingos.

“A natação espontânea é uma modalidade inovadora no País, que São Bernardo protagoniza para apresentar uma alternativa importante a todos os munícipes que tem a natação como paixão, tanto para atividade física quanto para o bem-estar. A iniciativa é possível graças às medidas adotadas pelo governo de reestruturação dos espaços esportivos, o que inclui a reabertura das piscinas, aquecidas, cobertas e adaptadas”, sustentou o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon.   

Moradora do bairro Cooperativa, a profissional de saúde Magali Soares, 51 anos, elogiou a iniciativa de São Bernardo e já recomendou a familiares. “Comecei no curso de iniciação à natação e agora estou evoluindo. Como faço plantão em hospital, consigo fazer por volta das 10h. Para mim, foi excelente em tudo, porque, inclusive, estava com problemas de saúde. Ajuda muito, a gente faz colegas. Vou inscrever também a minha filha, que tem bronquiolite.”

São mais de 200 vagas por dia para a natação espontânea. O agendamento de horário deve ser efetivado por meio do link https://www.cursosesportivossbc.com/. A partir do cadastro no site, os moradores terão direito a selecionar a marcação no centro esportivo do Baetão, na Avenida Armando Ítalo Setti, 901, Baeta Neves, ou no Crec (Centro Recreativo Esportivo e Cultural) da Paulicéia, situado na Rua Francisco Alves, 460. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 2630-7415 (WhatsApp). 

PERCA O MEDO – São Bernardo oferece também aulas para quem não sabe nadar e tem receio de entrar na água. É o projeto Perca o Medo de Nadar. A atividade, direcionada ao público com idade superior a 16 anos, trabalha na superação do medo de mergulhar na piscina, vivenciando a modalidade de natação. A iniciativa ocorre por meio de inscrições, e tem abertura de turmas periódicas durante o ano. O projeto se diferencia, no entanto, da iniciação, que tem atendimento a partir dos 7 anos, visando aulas para principiantes.

RECREAÇÃO – Outra modalidade de atividade esportiva disponibilizada em São Bernardo é a natação recreativa, no Crec Baetinha (Rua Bauru, 20, Baeta Neves). A ação funciona apenas para lazer e diversão, dentro do conceito que é realizado, por exemplo, em clubes particulares, aberta de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h, sendo preciso somente um cadastro prévio, voltado a moradores.


A Secretaria de Esportes e Lazer tem as seguintes competências:

I   administrar e executar, diretamente, por meio de terceiros ou de forma associada, programas de incentivo à prática esportiva, amadora ou profissional e de atividades de lazer em espaços recreativos e do Município;

II   projetar e implantar a prática de atividades desportivas em represas, parques, áreas da Serra do Mar, museus, ou em outros setores ligados às atividades e, especialmente, na Cidade da Criança, Conjunto Vera Cruz e Parque Estoril, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e

III   definir normas e critérios para o funcionamento dos centros de lazer, bem como de suas atividades, extensivos aos espaços públicos adequados à prática de lazer, potencializando estes recursos.