Notícias Notícias

Prefeitura de São Bernardo retoma gestão do Centro de Desenvolvimento de Handebol

05 de Fev de 2021
Espaço, que até então estava sobre a administração da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e que deveria ser um dos legados da Olimpíada de 2016, estava completamente abandonado; projeto de Lei enviado pelo Executivo que revoga a legislação, que cedia o local para a entidade, foi aprovado pela Câmara Municipal

A Prefeitura de São Bernardo retoma, a partir desta terça-feira (15/12), a gestão do Centro de Desenvolvimento de Handebol. O espaço que deveria abrigar as atividades das Seleções de Handebol e ser um legado da Olimpíada de 2016, está em completo abandono. Como a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) deixou de cumprir com as obrigações descritas em Lei, o Executivo enviou um projeto de Lei à Câmara Municipal, que revoga a legislação 6.439/15, que concedeu o uso do espaço por 30 anos. A Lei foi aprovada por 20 votos favoráveis e uma abstenção nesta manhã, em sessão extraordinária.

O Centro de Desenvolvimento de Handebol tem dois ginásios, um alojamento com 30 quartos e refeitório. O local não teve qualquer tipo de manutenção – preventiva ou corretiva – nos últimos anos, obrigação que constava em Lei. O espaço, em tese, deveria ser a sede da CBHb, não conta com atividades oficiais há, pelo menos, dois anos. Tanto que sofrido com furtos de cabos e tubulações de gás, torneiras e maçanetas. Instalações de água e energia estarem rompidos, vidros e elevador quebrados, sistema de gás sem funcionamento, camas e colchões jogados, além de não ter qualquer tipo de limpeza. Com a retomada da gestão, a Prefeitura irá reforçar a segurança do local.

Antes da votação pelos parlamentares, o prefeito Orlando Morando fez uma vistoria no Centro de Desenvolvimento de Handebol e confirmou o estado de abandono. “Este espaço, que deveria ser um dos legados da Olimpíada de 2016, está há muito tempo sem qualquer tipo de manutenção. A CBHb demostrou que não tem condições de cumprir o acordo firmado em 2015, durante a administração do PT, já que não exerceu suas obrigações em relação à zeladoria”, disse.

FUTURO PLANEJADO – Morando ainda ressaltou que, com a retomada da gestão do equipamento, seu intuito é fortalecer o handebol. “A Secretaria de Esportes iniciou estudos para a implantação de um projeto de escolinhas, a ser mantido pela Prefeitura. Desta forma, fortaleceremos a formação esportiva e as categorias de base da cidade. Assim como ser um espaço permanente de treinamento para as equipes de alto rendimento de São Bernardo”, disse.

O prefeito enfatizou que está em tratativas avançadas com o Governo do Estado. “O objetivo é recuperar o espaço e trazer atletas de alto rendimento do Judô e do atletismo. Assim, o espaço seria 100% utilizado”, complementou. O município é responsável pela gestão do Centro de Ginástica Artística Marcelo Francisco dos Santos, e do Centro de Atletismo Prof. Oswaldo Terra, ambos localizados na Arena Olímpica de São Bernardo.