Notícias Notícias

 
Voltar

Prefeitura de São Bernardo retoma gestão do Centro de Desenvolvimento de Handebol

Prefeitura de São Bernardo retoma gestão do Centro de Desenvolvimento de Handebol

05 de Fev de 2021
Espaço, que até então estava sobre a administração da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e que deveria ser um dos legados da Olimpíada de 2016, estava completamente abandonado; projeto de Lei enviado pelo Executivo que revoga a legislação, que cedia o local para a entidade, foi aprovado pela Câmara Municipal

A Prefeitura de São Bernardo retoma, a partir desta terça-feira (15/12), a gestão do Centro de Desenvolvimento de Handebol. O espaço que deveria abrigar as atividades das Seleções de Handebol e ser um legado da Olimpíada de 2016, está em completo abandono. Como a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) deixou de cumprir com as obrigações descritas em Lei, o Executivo enviou um projeto de Lei à Câmara Municipal, que revoga a legislação 6.439/15, que concedeu o uso do espaço por 30 anos. A Lei foi aprovada por 20 votos favoráveis e uma abstenção nesta manhã, em sessão extraordinária.

O Centro de Desenvolvimento de Handebol tem dois ginásios, um alojamento com 30 quartos e refeitório. O local não teve qualquer tipo de manutenção – preventiva ou corretiva – nos últimos anos, obrigação que constava em Lei. O espaço, em tese, deveria ser a sede da CBHb, não conta com atividades oficiais há, pelo menos, dois anos. Tanto que sofrido com furtos de cabos e tubulações de gás, torneiras e maçanetas. Instalações de água e energia estarem rompidos, vidros e elevador quebrados, sistema de gás sem funcionamento, camas e colchões jogados, além de não ter qualquer tipo de limpeza. Com a retomada da gestão, a Prefeitura irá reforçar a segurança do local.

Antes da votação pelos parlamentares, o prefeito Orlando Morando fez uma vistoria no Centro de Desenvolvimento de Handebol e confirmou o estado de abandono. “Este espaço, que deveria ser um dos legados da Olimpíada de 2016, está há muito tempo sem qualquer tipo de manutenção. A CBHb demostrou que não tem condições de cumprir o acordo firmado em 2015, durante a administração do PT, já que não exerceu suas obrigações em relação à zeladoria”, disse.

FUTURO PLANEJADO – Morando ainda ressaltou que, com a retomada da gestão do equipamento, seu intuito é fortalecer o handebol. “A Secretaria de Esportes iniciou estudos para a implantação de um projeto de escolinhas, a ser mantido pela Prefeitura. Desta forma, fortaleceremos a formação esportiva e as categorias de base da cidade. Assim como ser um espaço permanente de treinamento para as equipes de alto rendimento de São Bernardo”, disse.

O prefeito enfatizou que está em tratativas avançadas com o Governo do Estado. “O objetivo é recuperar o espaço e trazer atletas de alto rendimento do Judô e do atletismo. Assim, o espaço seria 100% utilizado”, complementou. O município é responsável pela gestão do Centro de Ginástica Artística Marcelo Francisco dos Santos, e do Centro de Atletismo Prof. Oswaldo Terra, ambos localizados na Arena Olímpica de São Bernardo.