Navegação Navegação

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

EM SÃO BERNARDO, O TEA É LEVADO A SÉRIO

 

Em São Bernardo do Campo, O TEA é levado a Sério!

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal No 13.977, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos moradores com transtorno do espectro autista.

A iniciativa permitiu que o município criasse em junho de 2021 a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA). A medida tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores com transtorno do espectro autista no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Ampliando as ações de políticas públicas que visam assegurar os direitos das pessoas com TEA e, para promover a inclusão na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, lançou em 2023 o 1º Autista’s Day, uma oportunidade de o município conscientizar as pessoas sobre o TEA e contribuir para cessar o estigma sobre o transtorno e acabar com o conceito capacitista em torno das pessoas com transtorno do espectro autista.

A primeira edição do Autista’s Day reuniu na Avenida Barão de Mauá cerca de 3 mil pessoas e contou com a contribuição de diversas outras secretarias, como Saúde, Educação, Segurança Urbana e Transportes e Vias Públicas para elucidar à população sobre a presença de pessoas com TEA em várias atividades do dia a dia, como no trânsito, por exemplo.

AÇÕES – Na Saúde, o município oferece atendimento às pessoas com autismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Já a Educação registra cerca de 800 alunos matriculados com autismo na rede municipal. A Secretaria da Educação oferece todo o suporte necessário ao atendimento dos estudantes, como é o caso de atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que acompanha o desenvolvimento dos alunos.

São Bernardo também possui em seu território vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade: Centro de Especialização em Reabilitação (CER), na Rua Warner, 300 (bairro Anchieta); Centro Municipal de Equoterapia, na Avenida Wallace Simonsen, 1750 (bairro Nova Petrópolis); Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, Rua Batuíra, 400 (bairro Assunção) e Arte Psico, Rua Paulo Di Favari, 716 (Vila Caminho do Mar).

Além dessas vagas, a pessoa com TEA pode usar toda e qualquer vaga DEFIS, destinada às pessoas com deficiência. Em parceria com os Shoppings da cidade também há vagas prioritárias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 

FOTOS DO 1º AUTISTA´S DAY