Voltar

Saiba por que não podemos viver sem água

Saiba por que não podemos viver sem água

21 de Mar de 2016 Marizete Marson
A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo não for reposta adequadamente e pode levar à morte

A água é essencial para a vida no planeta. O total de água existente no corpo humano corresponde a 75% do peso na infância e mais da metade na idade adulta.

Segundo a especialista em Nutrição Clínica da rede municipal de Saúde, Maria Fernanda Nóbrega, assim como os alimentos, a quantidade de água diária para o organismo depende muito de pessoa pra pessoa, pois é preciso considerar fatores idade, peso, tipo de atividade física que realiza, clima e temperatura em que vive. “Para algumas pessoas, beber dois litros de água por dia pode ser suficiente; outros precisarão de mais, como no caso dos esportistas”, afirma.

A nutricionista esclarece, ainda, que alguns tipos de bebida, como refrigerantes, apesar de terem alta proporção de água, contêm açúcar ou adoçantes artificiais, entre outros aditivos, razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação.

Outra dica é abusar das verduras, legumes e frutas, alimentos que possuem alto teor de água e fibras e, por isso, auxiliam na hidratação do organismo.

Saiba por que a água é tão importante para o nosso organismo:

  1. Facilita a digestão, além de contribuir na formação da saliva e do suco gástrico estomacal.
  2. Regula a temperatura do corpo. Por meio da transpiração, a água evita que o corpo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura, fazendo com que ele se adapte ao ambiente.
  3. Elimina as toxinas. Nosso corpo elimina grande parte das toxinas através da urina e do suor, por esse motivo devemos nos manter hidratados para não comprometer a saúde.
  4. Se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não for reposta adequadamente, ocorre a desidratação e pode levar à morte.