Após amplo investimento na Segurança, São Bernardo apresenta queda na criminalidade

26 de Nov de 2020
Ocorrências de homicídio, roubo e furto tiveram redução entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019

Os investimentos realizados pela Prefeitura de São Bernardo na Segurança Urbana refletem na queda dos principais indicadores criminais do município. Levantamento mensal realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo e divulgado nesta quarta-feira (25/11) mostra que o município apresentou redução nas ocorrências de homicídio, roubo e furto em geral e roubo e furto de veículos entre janeiro e outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Conforme os dados apresentados pela SSP, a redução mais significativa foi a das ocorrências relacionadas ao roubo de veículos. Neste caso, houve queda de 38% nos registros, que passaram de 1.476 entre janeiro e outubro de 2019 para 915 nos primeiros dez meses de 2020. Na sequência, destaque para o furto de veículos, que acumulou baixa de 36% nos casos (de 1.910 para 1.214).

As ocorrências de furto em geral também tiveram queda, já que passaram de 5.361 para 4.034 (-25%) no período analisado. Já os casos de roubo em geral apresentaram redução de 23% (de 5.253 para 4.023). Quando analisados os registros de vítimas de homicídio na cidade, constatou-se baixa de 3% (de 34 para 33 mortes).

Na avaliação do prefeito Orlando Morando, a queda dos indicadores em 2020 é resultado de ampla política de investimento na Segurança Urbana nos últimos quase quatro anos. “A segurança é uma das prioridades da nossa gestão. Inauguramos o COI (Centro de Operações Integradas), que é o primeiro do Estado e permite a integração das forças policiais, e nos empenhamos em valorizar a nossa Guarda Civil Municipal, com a renovação da frota, novo armamento, ampliação do efetivo e equiparação do salário dos nossos profissionais com o da Polícia Militar. Tudo isso reflete no combate à criminalidade”, destaca.

REFORÇO NA SEGURANÇA – Desde 2017, a Prefeitura vem empenhando esforços para melhorar a segurança de São Bernardo. A administração já realizou a entrega de dezenas de estruturas para a Segurança Pública Municipal, entre elas a inspetoria da GCM do Centro, a inspetoria da GCM no bairro Assunção, a inspetoria da Vila São Pedro, a base da guarda na Praça Lauro Gomes, a base localizada na Arena Olímpica São Bernardo, na Vila do Tanque, a Base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no Alves Dias, a corregedoria da guarda, no Centro, o almoxarifado do bairro Nova Petrópolis, além do 1º Centro de Operações Integradas (COI) do Estado de São Paulo.

Em parceria com o Governo do Estado, também foram entregue novas instalações para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Jardim do Mar, o 4º DP do Riacho Grande, o 2º DP do Rudge Ramos, nova estrutura para o 6º Batalhão da Polícia Militar na região do Jardim Calux e nova sede para a Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente).