Com investimento de R$ 38 milhões, prefeito Orlando Morando anuncia Asfalto Novo em mais 4 bairros

27 de Jun de 2022 Fábio Martins
Ordens de serviço foram assinadas neste sábado (25/6) para início imediato de pavimentação nas regiões do Nova Petrópolis, Alves Dias, Vila São José e Rudge Ramos; ao todo, ação abrange 67 vias

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou neste sábado (25/6) ordem de serviço para recapeamento de ruas em quatro bairros da cidade com aporte de investimento total no valor de R$ 38 milhões. A autorização oficial para começo imediato das obras de reestruturação integra o Asfalto Novo, maior programa de recuperação da malha viária do município. A etapa do projeto contempla os bairros Nova Petrópolis, Vila São José, Alves Dias e Rudge Ramos, envolvendo 67 vias ao todo.

A conclusão das obras varia entre 60 e 90 dias. O chefe do Executivo compareceu a cada uma das regiões abrangidas para anunciar ao público a efetividade do programa. Os eventos durante todo o dia contaram com as presenças da deputada estadual e primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando, do vice-prefeito Marcelo Lima, do secretário municipal de Transporte e Vias Públicas, Delson José Amador, vereadores, demais autoridades e população local.

“O Asfalto Novo tem garantido qualificação da malha viária de São Bernardo, que não recebia investimento pesado nesta área, seguramente, há mais de 20 anos. O programa, além de deixar a cidade mais bonita, sem buraco e conservada, se reflete em reestruturação, segurança, qualidade de vida e, podemos dizer, economia. Isso porque os gastos com tapa-buracos estão sendo reduzidos drasticamente”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

No Nova Petrópolis, por exemplo, a etapa vai promover a recuperação de 23 vias, somando 165 mil metros quadrados de extensão. As intervenções, custeadas em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), terão investimento de R$ 31,5 milhões. Serão beneficiadas cerca de 80 mil pessoas. Entre as principais vias a receber a pavimentação estão as ruas Ernesta Pelosini, Giacomo Versolatto, Helena Aparecida Secol, José Candido Balieiro e as alamedas Imperatriz Leopoldina, Wallace Simonsen e Princesa Isabel. A previsão de finalização é de 60 dias.

Para Delson, a extensão do Asfalto Novo é parte do processo de transformação pelo qual São Bernardo passa desde 2017. “São regiões que necessitavam já do sistema de recapeamento, principalmente sinalização viária. Desta forma, estamos avançando com o programa. A cidade nunca teve execução de pavimentação nesta proporção, e isso se tornou realidade”, acrescentou o secretário.

No bairro Alves Dias, mais especificamente no Parque Neide, essa fase vai revitalizar oito vias, totalizando 19,5 mil metros quadrados de extensão e com recursos na ordem de R$ 1,6 milhão. Estima-se que 5.000 pessoas serão beneficiadas com os serviços, tendo previsão de entrega dentro do prazo de 60 dias. As ruas Dr. Paulo Meloni, Ricardo, Caiapós e a Avenida Soldano estão entres as contempladas.

A ordem de serviço autorizada no Rudge Ramos, mais precisamente Parque São Pedro, vai garantir melhoria em 12 vias, além da Praça Nilo Gomes de Lima, somando 23 mil metros quadrados de extensão. Ao todo, serão investidos R$ 1,7 milhão e viabilizará benefício a aproximadamente 20 mil pessoas. Entre as demais ruas a receber pavimentação no local estão a Rua do Sacramento, Rua Comendador Rodolfo Crespi, Rua Comendador Pinotti Gamba, Rua Duque D’Abruzzo e Rua Vassilios Abraham Gavriloglou.

Na etapa da Vila São José, as intervenções serão em 24 vias (46 mil metros quadrados de extensão). Os recursos para essa etapa são de R$ 3,2 milhões. Serão beneficiadas 20 mil pessoas e os serviços serão finalizados em 90 dias. Das vias a receberem as melhorias estão as ruas José Fiúza da Rocha, João Teixeira Coelho, Augusto Dário Tonizza, Manuel Antônio de Almeida e José Tavares Bastos.

MARCA - O programa já atingiu a marca de mais de 1.000 ruas revitalizadas, incluindo vias do Batistini, Grande Alvarenga, Cooperativa, Parque Espacial, Assunção, dos Casa, Centro, Demarchi e Ferrazópolis.