Voltar

GCM com operação especial contra furtos de cabos de energia no Riacho Grande

GCM com operação especial contra furtos de cabos de energia no Riacho Grande

17 de Set de 2021 Daniel Macário

Com apoio das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal realizou a autuação de depósito irregular durante a ação

 

 

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo realizou, nesta sexta-feira (17/09), operação especial no Riacho Grande e nos bairros do Pós-Balsa para coibir roubos e furtos de cabos de energia elétrica, de tampas de aço da rede de esgoto, entre outros materiais. A iniciativa promoveu ainda o combate à receptação de materiais resultantes de práticas criminosas por parte de depósitos de sucata, os chamados ‘ferros-velhos’.

 

Durante a operação, dois depósitos irregulares foram autuados por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente por causar poluição em área de preservação ambiental. A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar, envolvendo cerca de 30 agentes de segurança.

 

O prefeito acompanhou o início da operação, na base da Inspetoria da GCM no Riacho Grande, e destacou a importância da ação para a preservação ambiental do município, em especial dos bairros situados às margens da Represa Billings.

 

“Além de ser uma ação importante no combate à violência, levando mais segurança para os moradores do Riacho Grande, esta operação tem uma finalidade de preservação ambiental e combate ao crime de receptação que envolve tanto os criminosos especializados no furto de cabos de energia quanto os depósitos que revendem esses materiais”, destacou.
 

A operação foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e pelo secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto, além de representantes da Polícia Militar e Civil.

 

AUTUAÇÃO – A ação desencadeada pela GCM resultou na aplicação de multa de R$ 5.500 para o proprietário de um depósito irregular, localizado na Estrada Rio Acima, onde agentes ambientes localizaram grande volume de resíduos em local a céu aberto, apresentando risco à saúde humana, o que configura em crime ambiental. O local terá 30 dias para promover as adequações do espaço.

 

FISCALIZAÇÃO – As áreas de mananciais de São Bernardo são objeto de constante fiscalização por meio do Programa de Fiscalização e Combate ao Desmatamento e Crimes Contra a Fauna e a Flora. A iniciativa trata-se de ação conjunta entre as forças de segurança, habitação e meio ambiente para evitar construções e descartes irregulares, supressão de vegetação, caça e pesca predatória no local.