Voltar

Interação com palhaça melhora rotina de pacientes oncológicos em São Bernardo

Interação com palhaça melhora rotina de pacientes oncológicos em São Bernardo

30 de Mar de 2023 Natália Fernandes

Visitas semanais realizadas no Hospital Anchieta integram programa de humanização da Prefeitura e promovem atendimento terapêutico

Semanalmente, os corredores do Hospital Anchieta, da Prefeitura de São Bernardo, se alegram com a visita da Palhaça Curtiça. A interação com pacientes, acompanhantes e funcionários integra o trabalho de humanização do equipamento de Saúde, cuja vocação é o atendimento oncológico. A ação terapêutica integra o projeto Engraxados - Manutenção do Riso, com mais de 800 atendimentos mensais, promovendo interações humanas e colaborando para o bem estar dos usuários do local.

Trajada com macacão de trabalho para serviços de manutenção, caracterizada tipicamente – com nariz e sapato de palhaços – e munida de seu violão e repertório musical que vai de Milton Nascimento a Simone e Simaria, além de notas com piadas e trocadilhos sobre temas variados, Curtiça percorre todos os corredores e alas do Hospital Anchieta e interage com aqueles que aguardam por consultas e exames, estão internados ou no cumprimento de suas funções nos mais diversos setores. Ninguém pode ficar de fora. Desde a cozinha, onde inicia o dia dançando com a equipe ao som de “Zona de Perigo”, do cantor Léo Santana, até laboratórios, almoxarifado e alas administrativas.

“O que o cadarço falou para o tênis? Me amarro em você”, brinca a palhaça Curtiça provocando risos. “É um trabalho de transformação, intenso e verdadeiro. Não consigo transformar o que está por dentro das pessoas, mas consigo melhorar o humor, aquilo o que está fora”, revela a profissional com 15 anos de experiência, formada na Fundação das Artes e especializada em Escola de Palhaços. “Meu objetivo é potencializar as paixões positivas. Tem todo um trabalho mais apurado de leitura de público para encontrar nas pessoas, em sua maioria adultos aqui no hospital, um caminho para acessar o brincar”, revela.

O Hospital Anchieta conta com ambulatório de oncologia, quimioterapia e radioterapia, além de internação nas áreas de clínica médica e oncologia e é dedicado a cuidados mais complexos, sendo referência para todo o Grande ABC. “A humanização em ambiente hospitalar é fundamental e traz resultados positivos ao tratamento do paciente, com a liberação dos hormônios de bem-estar, além de colaborar também para o atendimento, já que alegra e deixa o dia dos colaboradores mais leve”, observa o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

LEVEZA – Aqueles que estão no Hospital Anchieta para receber cuidados médicos aprovam a presença da palhaça Curtiça, caso da dona de casa Valdirese Evaristo, 46 anos, paciente da quimioterapia. “Nem todo dia estamos bem, às vezes estamos mais fragilizados e ela (Curtiça) consegue deixar nosso dia mais leve”, comenta. Quem concorda é o aposentado Deusdedith Souza, 67 anos, que realiza tratamento na unidade de Saúde desde 2020. “Levanta o astral da gente. Esse povo aqui é maravilhoso”, considera referindo-se aos funcionários do hospital. 

AÇÕES PERMANENTES – Para a diretora do Hospital Anchieta, Dra. Mônica Carneiro, trabalhos como esse têm o poder de melhorar a rotina dos pacientes e funcionários sem gerar custos à Administração pública, tendo em vista que são realizados por meio de parcerias ou de forma voluntária. “Além do projeto Engraxados - Manutenção do Riso, também temos a pet terapia, por meio de uma parceria com a ONG Alquimia do Amor, e a atuação da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC)”, destaca.

TRATAMENTO – Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, que foi reaberto pela Administração chefiada pelo prefeito Orlando Morando em 2020. Durante a pandemia, o equipamento de Saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19, e, em 2022, retomou sua vocação oncológica. A unidade recebeu o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal da região do Grande ABC. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.