Voltar

São Bernardo recebe mais dosagens e inicia agendamento online para vacinação de idosos de 80 a 84 anos

São Bernardo recebe mais dosagens e inicia agendamento online para vacinação de idosos de 80 a 84 anos

25 de Fev de 2021

Prefeitura disponibilizará imunização em esquema drive thru no Paço Municipal, além de três postos avançados para proteção dos moradores a partir deste sábado (27/02)

A Prefeitura de São Bernardo dá sequência ao Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, nesta sexta-feira (26/02), com o início de agendamento on-line para a vacinação de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A aplicação das doses será feita em formato drive thru, no Paço Municipal, e em três postos avançados espalhados pela cidade: na Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, Ginásio Poliesportivo do Jardim Orquídeas e Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande.

A continuidade da campanha de vacinação contra o Coronavírus é possível após o recebimento, nesta sexta-feira, de 6.660 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O novo lote possibilitará a imunização de 480 idosos remanescentes de 85 a 89 anos, além de outros 6.149 moradores de 80 a 84 anos, o correspondente a 72% do total de munícipes desta faixa etária (são 8.500).

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando ressalta a eficiência do município na execução do Plano Municipal de Imunização. “Estabelecemos cronograma e trabalho de logística sérios para agilizar o processo de vacinação ao mesmo tempo em que garantimos a segurança da população e dos profissionais da saúde. Assim que as doses chegam à nossa cidade, enviadas pelos governos estadual e federal, vamos rapidamente ampliando nossa cobertura vacinal”, diz.

Com 45.329 doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas até esta sexta-feira, São Bernardo é a cidade da Região Metropolitana de São Paulo que mais imunizou a população. Conforme levantamento do Governo Estadual, o município é o terceiro mais eficiente de todo o Estado na aplicação dos imunizantes, atrás apenas de Campinas (81.015 doses aplicadas) e da Capital paulista (646.075).

Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o cadastro e agendamento online, bem como a descentralização dos postos de vacinação nesta etapa da campanha, colaboram para evitar aglomerações nas unidades de Saúde. “Nas primeiras etapas, optamos por vacinar os idosos em casa e foi muito positivo. Agora, com o aumento da demanda, organizamos postos volantes e o drive thru”, observa. 

Para receber a vacina, os idosos deverão obrigatoriamente fazer o cadastro e agendamento pelo portal COVID-19 do município (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), optando pela data e horário que desejam receber a dose. Os postos de vacinação funcionarão a partir deste sábado (27/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DOCUMENTOS – O cadastro no portal da Prefeitura não exclui a necessidade de pré-cadastro no site do Governo do Estado – https://vacinaja.sp.gov.br/. É importante estar com os dois formulários preenchidos. No dia da vacinação, o idoso deve estar munido de documento com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de agendamento (eletrônico ou impresso).

VACINAÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo já concluiu a imunização dos idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como dos indígenas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domicílio para evitar deslocamento e contágio deste público-alvo. Os profissionais de Saúde, tanto da linha de frente, como das demais áreas, receberam a primeira dose e, parte deles, já está com a segunda dose aplicada.