Voltar

Prefeitura assina protocolo de intenções para aquisição da Coronavac

Prefeitura assina protocolo de intenções para aquisição da Coronavac

15 de Jan de 2021

Chefe do Executivo foi recebido pelo diretor do Instituto Butantan, Dr. Dimas Covas, nesta quinta-feira (14/01), para tratar do Plano Nacional de Imunização e firmar o acordo

 

Em mais uma importante ação de combate à Covid-19, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (14/01), junto ao Instituto Butantan – parceiro da farmacêutica chinesa Sinovac na produção da vacina Coronavac –, protocolo de intenções para a aquisição de lote do imunizante, caso ocorra uma segunda fase de distribuição das doses. O documento foi referendado durante reunião entre o chefe do Executivo e o diretor do Instituto, Dr. Dimas Tadeu Covas.

 

Conforme esclarecido na agenda, as vacinas serão distribuídas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), o que impede a compra direta e imediata por qualquer município. “Sem alimentar falsas expectativas, o documento reforça nossa intenção de compra, caso o PNI não se cumpra. Este documento permitirá que possamos pedir preferência na viabilidade para São Bernardo”, ressaltou o prefeito, que na ocasião esteve acompanhado de sua esposa e deputada estadual, Carla Morando, e do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

 

No momento, a Prefeitura de São Bernardo já está com a estrutura preparada pelo Comitê Municipal de Imunização para início dos trabalhos, assim que as doses chegarem à cidade. Serão mais 100 pontos para a vacinação, sendo as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas (enquanto as aulas presenciais não voltarem), templos religiosos, centros culturais e outros espaços.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, cada posto de vacinação terá em média dez profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e setor administrativo. “Usaremos a mesma expertise e experiência das nossas equipes de trabalho de outras campanhas de vacinação e os postos serão distribuídos para evitar aglomeração”, informou o chefe da pasta de Saúde.

 

PRIMEIRA FASE - Nesta primeira etapa, a vacina será direcionada para a imunização de profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19, além dos grupos prioritários, que apresentam riscos de complicações graves ao serem expostos ao novo Coronavírus, como os idosos.

 

INSUMOS – A cidade já conta com aproximadamente 400 mil kits de seringas e agulhas em estoque, o que garante o início da campanha assim que as doses forem enviadas.