Voltar

Prefeitura de São Bernardo alerta para estoque baixo no Dia Internacional da Doação de Sangue

Prefeitura de São Bernardo alerta para estoque baixo no Dia Internacional da Doação de Sangue

26 de Nov de 2020
Data comemorativa é importante para lembrança do ato, mas a necessidade é diária; bolsas de sangue são suficientes apenas para uma semana e plaquetas estão zeradas

No Dia Internacional da Doação de Sangue, a Prefeitura de São Bernardo alerta para estoque baixo do Colsan, com sede regional na cidade. De acordo com a Associação, a data comemorativa (25/11) reforça a importância do ato e aumenta o número de doações, mas a necessidade por sangue é diária para tratamentos de doenças onco-hematológicas, cirurgias, entre outras.

Todos os tipos sanguíneos estão com suas reservas abaixo da quantidade ideal. "A pandemia afastou ainda mais as pessoas das unidades de doação, em cerca de 30%". Esta foi a análise do diretor médico regional do Colsan, Dr. Toebaldo A. de Carvalho.

“Estamos trabalhando com estoque máximo de uma semana. As plaquetas estão zeradas. O volume diário é menor do que a nossa demanda. Isso é muito preocupante porque não há nenhuma outra substância que possa substituir o sangue em um momento de necessidade. Por isso a importância da doação e de ser um ato constante. Não apenas na data comemorativa”, declarou Dr. Toebaldo.

PRIMEIRA DOAÇÃO – A supervisora de atendimento, Sandra Bolzan, 41 anos, ficou sensibilizada com a campanha da empresa em que trabalha e aproveitou a data para fazer sua primeira doação de sangue, como um gesto de solidariedade, tão fundamental neste momento.

“Sempre quis doar, mas tomava um remédio que não permitia a doação. Quando terminei a medicação, fui liberada e coincidiu com a ação no trabalho, não pensei duas vezes. Hoje, estou entendendo exatamente a sensação de um ato de amor ao próximo, e espero que a pandemia tenha sensibilizado as pessoas, de que precisamos uns dos outros e que mais gente venha doar”, relatou a doadora.

QUEM PODE DOAR – Todo doador passa por uma triagem, com realização de alguns exames e entrevista, para uma doação segura. Além disso, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos (sendo que a partir dos 60, o doador já deve ter feito uma doação antes desta idade), pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde e estar alimentado. Os homens podem doar até 4 vezes no prazo de um ano e as mulheres até 3 vezes, no mesmo período.

VALIDADE DA DOAÇÃO – Ter doadores regulares e todos os dias nas unidades do Colsan é fundamental devido ao prazo de validade do sangue. As plaquetas duram no máximo 5 dias, as hemácias duram em média 35 dias e o plasma é o fluido que tem maior validade de aproximadamente um ano, se bem conservado.

“O ideal é que tivéssemos todos os dias em média 150 doadores, para que os estoques se normalizassem. Hoje esse número é de 60 pessoas. E ainda temos o agravante da pandemia e das festas de final de ano, que diminuem ainda mais este fluxo de pessoas”, completou o médico diretor da Associação.

SERVIÇO – Demais informações como localização das unidades, os dias e os horários de funcionamento podem ser acessadas pelo site da Associação: www.colsan.org.br