Voltar

Prefeitura de São Bernardo antecipa vacinação de profissionais da Educação para este sábado

Prefeitura de São Bernardo antecipa vacinação de profissionais da Educação para este sábado

09 de Abr de 2021
Aplicação das doses será feita no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib mediante cadastro estadual e agendamento prévio obrigatórios

A Prefeitura de São Bernardo antecipou o início da imunização dos profissionais da Educação contra o Coronavírus para este sábado (10/04). A aplicação das doses deste público será realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.115, Parque Anchieta), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber a vacina, além de cadastro e aprovação estadual por meio do Vacina Já Educação (www.vacinaja.sp.gov.br/educacao), é necessário agendamento obrigatório no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).

A primeira etapa do processo de vacinação dos profissionais da Educação estava prevista para começar na segunda-feira (12/04), mas foi antecipada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (09/04) para ter início neste sábado (10/04). Conforme o cronograma estadual, esta fase de imunização contemplará profissionais com idade a partir de 47 anos que atuam direta e cotidianamente nas escolas da Educação Básica públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas. O público-alvo é composto por professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e cuidadores.

Conforme explica o prefeito Orlando Morando, São Bernardo mantém política de não estocar vacinas, aplicando os imunizantes assim que são recebidos do Governo do Estado e Governo Federal. “Recebemos, na quinta-feira (08/04), lote com 19.140 doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Destas, 6.100 doses são destinadas aos profissionais da Educação. Imediatamente após o recebimento, já organizamos o processo de cadastramento para dar sequência à vacinação deste público. Este é mais um importante avanço no combate à Covid-19 e o primeiro passo para o retorno das aulas presenciais”, diz.

CADASTRO OBRIGATÓRIO – Conforme o processo estabelecido pelo governo estadual, os profissionais da Educação devem realizar cadastro no site do governo estadual (vacinaja.sp.gov.br/educacao) e aguardar aprovação via e-mail. Somente após ter sido considerado apto à imunização o profissional poderá realizar o agendamento da vacina pelo site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus). No dia da vacinação, o profissional deve apresentar o comprovante “Vacina Já Educação”, documento com foto e CPF.

DEMAIS GRUPOS – Nesta sexta-feira (09/04), a Prefeitura de São Bernardo iniciou a aplicação da segunda dose em idosos com 72 anos a 74 anos. Os grupos de 74 a 84 anos, que já receberam a primeira dose, mas perderam o prazo para a aplicação da segunda, também podem realizar o reforço da vacina. Em ambos os casos o agendamento é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).

Para estes grupos, a vacinação ocorre em quatro pontos espalhados pela cidade, sendo um deles em sistema Drive Thru, no Paço Municipal, e em outros três postos avançados: no Ginásio do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), Ginásio do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga) e Igreja São João Batista (Praça São João Batista, 1, Rudge Ramos). O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. No dia da vacinação, é preciso levar os documentos solicitados no cadastro, bem como o comprovante recebido no ato da primeira dose.

SOLIDARIEDADE – Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Trata-se do projeto Vacina Contra a Fome, realizado em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS). A ação convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.