Voltar

Prefeitura de São Bernardo dá início ao Asfalto Novo no Botujuru

Prefeitura de São Bernardo dá início ao Asfalto Novo no Botujuru

23 de Set de 2022 Fábio Martins

Obras na região entre o Batistini e Demarchi vão beneficiar cerca de 3.000 pessoas; investimento será de R$ 1,8 milhão

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quarta-feira (21/9) ordem de serviço que autoriza o início das obras de recapeamento asfáltico do bairro Parque Botujuru, na região situada entre o Batistini e o Demarchi. As intervenções se darão no âmbito do Programa Asfalto Novo, maior iniciativa de recuperação asfáltica da história da cidade e que integra pacote de transformação concretizado no município.

Nesta etapa do projeto, serão recuperadas oito vias, somando mais de 8.400 metros quadrados de extensão de asfalto. A lista é composta pelas ruas Arco-Íris, Ideal, João Inácio da Silva, Yanomami, Efraim Ramos da Silva, Marli Bezerra da Silva, Primavera e José Carlos do Nascimento. Ao todo, o investimento nesta fase do programa é da ordem de R$ 1,8 milhão, valor que será custeado em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

“Era um grande sonho do Botujuru, uma demanda antiga. O asfalto já estava começando a ficar esbranquiçado, sem recapeamento novo há décadas. Estamos corrigindo neste momento tudo aquilo que não foi possível antes diante de outras prioridades, como a retomada de obras abandonadas. São intervenções importantes, que vão deixar o bairro com melhor mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida, além de gerar economia em decorrência da queda de recursos com tapa-buraco”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

As obras físicas terão começo efetivo já nesta quinta-feira (22/9), com previsão de término em 30 dias, incluindo sinalização viária e reconstrução de sarjetas. A medida irá beneficiar cerca de 3 mil pessoas. No total, o programa contemplou mais de 1.150 ruas recapeadas e número superior a 400 quilômetros de asfalto novo, o que representa distância superior a que pode ser percorrida de São Bernardo até Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (390 quilômetros).

O secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador, acrescentou que a iniciativa é mais uma etapa deste “amplo programa de renovação da malha viária”. “Temos cumprido a missão, designada pelo prefeito, de executar ações para melhorar a vida das pessoas. E não vamos parar por aqui.” Presidente da Associação de Moradores do Botujuru, Ivonete Vieira frisou que os moradores esperaram bastante tempo por essa recuperação asfáltica na região. “É um mandato que tem feito muito por São Bernardo. Só temos a agradecer.”

CONTEMPLADAS - O Programa Asfalto Novo já recuperou centenas de vias em todos os cantos de São Bernardo, como Batistini, Grande Alvarenga, Cooperativa, Rudge Ramos, Parque Espacial, Alves Dias, Assunção, Dos Casa, Centro, Demarchi, Nova Petrópolis, Ferrazópolis, somando quase 3 milhões de metros quadrados de obras de pavimentação.