Voltar

Programa Qualifica Mais São Bernardo supera 1.000 profissionais capacitados em 2022

Programa Qualifica Mais São Bernardo supera 1.000 profissionais capacitados em 2022

09 de Dez de 2022 Júnior Carvalho

Iniciativa promovida em parceria com Senac se torna política permanente de fomento ao emprego e renda

O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, atingiu a marca de mais de 1.000 profissionais capacitados por meio do Programa Qualifica Mais São Bernardo durante o ano de 2022. Na noite da última quarta-feira (7/12), o chefe do Executivo participou da entrega dos certificados para os últimos 474 formandos do semestre. A iniciativa, realizada em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), promove a capacitação e o empoderamento profissional como forma de fomento ao emprego e renda no município. 

“O programa Qualifica Mais SBC já se tornou uma das marcas da nossa gestão no campo da geração de novos profissionais, sejam eles trabalhadores formais ou futuros donos dos próprios negócios. Sempre digo que o maior programa social que um governo pode oferecer é facilitar o caminho para o emprego, pois o trabalho dá autonomia, liberdade financeira e independência para as pessoas”, frisou o prefeito. 

Na noite da última quarta-feira foram entregues os certificados aos alunos dos cursos de assistente administrativo, almoxarife, auxiliar de operações logísticas, básico em logística, controlador de acesso, cuidador de idosos, design de sobrancelhas, e-commerce, excel (do básico ao avançado), formação básica em chocolataria, logística, marketing e vendas, pizzaiolo, rotinas de departamento pessoal, técnicas de manicure e pedicure, organizador de eventos, recreador, assistente de recursos humanos, atendente de lanchonete, copeiro hospitalar, monitor ambiental, salgadeiro, além de empreendedor em pequenos negócios. 

"A formatura dos alunos é um momento em que coroamos todo um trabalho realizado e um empenho da gestão para que a qualificação profissional das pessoas seja uma das ações prioritárias. Hoje temos mais de 50 modalidades de cursos e queremos seguir nesse caminho e continuar com essa parceria com o Senac”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. 

CONQUISTA - Uma das formandas, Nayara Beatriz Barbosa, 19 anos, elogiou as iniciativas da Prefeitura voltadas para a geração de emprego. A jovem cursou formação em chocolataria e, em agosto, conquistou seu primeiro trabalho durante o Feirão do Emprego realizado em comemoração ao aniversário de 469 anos de São Bernardo. 

“Acredito que esse projeto é muito importante para a nossa cidade. Eu sou nova, não posso falar que tenho muita experiência, estou no meu primeiro emprego. Acredito que o estudo é algo que ninguém tira da gente. Esses cursos trazem perspectiva para a nossa vida, não está fácil arrumar emprego, por isso é uma iniciativa incrível da Prefeitura”, disse.  Ao todo, cerca de 5.000 moradores já se formaram desde 2017 no Programa Qualifica Mais São Bernardo.