Voltar

Projeto de urbanização do Alvarenguinha é premiado em evento nacional de habitação

Projeto de urbanização do Alvarenguinha é premiado em evento nacional de habitação

07 de Dez de 2022 Natália Fernandes

Processo de recuperação socioambiental das margens da Represa Billings está entre as obras prioritárias do governo Orlando Morando em parceria com o Governo do Estado

O Projeto Alvarenguinha, ação conveniada da Prefeitura de São Bernardo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), às margens da Represa Billings, está entre os sete trabalhos vencedores do prêmio Selo de Mérito Projetos 2022, iniciativa da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação. 

A urbanização integrada do Alvarenguinha, desenvolvida pela Administração Municipal, passou a integrar o Projeto Estadual Pro Billings, como ação piloto para o saneamento ambiental do manancial. O perímetro do projeto abrange os núcleos irregulares Parque Ideal I e II, Jardim Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos, Jardim Nova América, Chácara e Jardim Cruzeiro do Sul, e beneficiará diretamente cerca de 5.000 moradores.

As ações do projeto compreendem obras complementares de infraestrutura urbana e saneamento ambiental e tiveram início em agosto deste ano. A previsão é de que sejam investidos recursos da ordem de R$ 75 milhões. A regularização fundiária dos imóveis está em andamento na Secretaria Municipal de Habitação e as famílias do Jardim Nova América já receberam as suas escrituras.

Para o prefeito Orlando Morando, o reconhecimento nacional traz confiança de que o trabalho da Prefeitura de São Bernardo está no caminho certo, buscando alternativas de moradia digna para a população, em especial àquela mais vulnerável. “A Prefeitura não teria condições de arcar com uma obra dessa grandeza sozinho, por isso, a importância dessa parceria junto ao governo estadual, iniciada pelo governador Rodrigo Garcia e cuja continuidade já foi confirmada pelo governador eleito Tarcísio de Freitas”, observa.

Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto detalha que um dos diferenciais do projeto de urbanização do Alvarenguinha é potencializar a recuperação socioambiental do território, assegurando a conservação das bordas d’água, os remanescentes de Mata Atlântica, bem como os biomas mais impactados na região. “Um dos principais objetivos é possibilitar a convivência entre os modos de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente”, revela.

A premiação dos vencedores do prêmio Selo de Mérito Projetos 2022 será realizada na 69ª edição do Fórum Nacional de Habitação, entre esta quarta e quinta-feira (7 e 8 de dezembro). O objetivo do fórum é realizar um amplo debate sobre o atendimento com moradia digna para a população de renda de até 10 salários mínimos, envolvendo agentes públicos das três esferas de governo, agentes financeiros e empresários.