Voltar

Referência no Grande ABC, serviço de radioterapia de São Bernardo ultrapassa 7.000 atendimentos

Referência no Grande ABC, serviço de radioterapia de São Bernardo ultrapassa 7.000 atendimentos

31 de Mar de 2023 Natália Fernandes

Hospital Anchieta foi o primeiro da região a ofertar atendimento público de alta complexidade em oncologia

Atendimento de alta complexidade oncológica com o que existe de melhor em termos de tecnologia e corpo técnico. Essa é a vocação do Hospital Anchieta, equipamento municipal da Prefeitura de São Bernardo que é referência para o Grande ABC quando o assunto é radioterapia. Primeira da região a receber o serviço, há pouco mais de um ano, a unidade já realizou mais de 7.000 atendimentos, proporcionando aos pacientes acompanhamento moderno e humanizado durante o tratamento contra o câncer.

Em visita ao Hospital Anchieta na tarde desta sexta-feira (31/3), o prefeito Orlando Morando destacou a importância do investimento na saúde pública municipal. “Estamos preparados com o que há de mais moderno para buscar soluções e realizar o melhor tratamento para a nossa população. Investimos mais de R$ 10 milhões para a implementação do serviço de radioterapia, procedimento que até então era terceirizado na cidade”, destaca.

Conforme explica o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, cerca de 50 novos pacientes iniciam, mensalmente, tratamento de radioterapia no Hospital Anchieta. “Estamos falando de um equipamento ultramoderno, cujas sessões são rápidas, e também da oferta de um pouco mais de conforto aos pacientes, que podem realizar todo o tratamento mais próximo de casa com resultados melhores em razão da alta tecnologia empregada”, diz.

Um dos pacientes que elogiaram o serviço foi Gustavo Gusman Julio, de 37 anos. Ele está em tratamento devido a um tumor na nuca desde outubro de 2022. “Não tenho do que reclamar. O tratamento aqui é ótimo, estou confiante na minha melhora. Agradeço toda equipe do Hospital Anchieta e também ao prefeito Orlando Morando”, ressalta o morador do bairro Pauliceia.

BALANÇO – São Bernardo foi o primeiro município do Grande ABC a ofertar o serviço de radioterapia pública, dentro do Hospital Anchieta. O atendimento integra projeto de expansão nacional e foi viabilizado pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde. A unidade realiza, em média, 635 sessões de radioterapia por mês. O tempo de espera para o início do tratamento de radioterapia na rede municipal não ultrapassa dez dias. Para atendimento no equipamento, os pacientes devem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio da central de regulação municipal.

REFERÊNCIA – Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, que foi reaberto pela Administração chefiada pelo prefeito Orlando Morando em 2020. Durante a pandemia, o equipamento de Saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19, e, em 2022, retomou sua vocação oncológica. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.