Voltar

São Bernardo forma jovens em situação de vulnerabilidade em parceria com o Senac

São Bernardo forma jovens em situação de vulnerabilidade em parceria com o Senac

07 de Dez de 2022 Natália Fernandes

Entrega de certificados a adolescentes assistidos pela Secretaria da Assistência Social ocorreu na tarde desta quarta-feira (7/12); projeto-piloto beneficiou 60 meninos e meninas com idade entre 14 e 17 anos

Oportunizar para o jovem reconhecimento da relevância do trabalho para a transformação da sociedade e para a construção da sua identidade. Esse é um dos objetivos do curso de preparação para o mundo do trabalho ministrado por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de São Bernardo e o Senac a adolescentes do município que vivem em situação de vulnerabilidade e são assistidos pela Secretaria da Assistência Social. Na tarde desta quarta-feira (7/12), foi realizada a certificação deste primeiro grupo de concluintes do projeto-piloto, que envolveu, ao todo, 60 meninos e meninas com idade entre 14 e 17 anos.

Secretário da Assistência Social de São Bernardo, André Sicco explica que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas, mobilização, encaminhamentos e acompanhamento de adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou violação de direitos realizado pela Pasta. “Nosso propósito é que esse programa proporcione a formação profissional dos adolescentes vinculados à proteção social especial, possibilitando a inserção qualificada no mundo do trabalho. Ficamos muito felizes com esse projeto e espero que possamos ampliar”.

O programa piloto teve 100% das aulas ministradas na unidade Senac São Bernardo (Avenida Senador Vergueiro, 400), bem como toda metodologia, material pedagógico e equipe técnica ofertados pela instituição de ensino. O curso, denominado Preparação para o Mundo do Trabalho, teve carga horária de 244 horas, e foi ministrado três vezes por semana, com início em 16 de maio e término em 30 de novembro. Foram matriculados 60 adolescentes, distribuídos em dois períodos, respeitando o contraturno do período escolar, com oferta de alimentação e transporte.

Na visão da coordenadora da área de desenvolvimento social do Senac, Sheila Cristina Stach Melo, representante do diretor educacional do Senac São Bernardo, Jurandir Santos, a parceria entre Prefeitura e Senac é de extrema relevância para o desenvolvimento desses jovens. “Parabéns a todos que concluem essa etapa importante da vida e a todos os envolvidos nesse convênio e que possamos seguir com novos projetos deste tipo”, diz.

Para uma das adolescentes participantes da formação, o curso ampliou o horizonte e abriu caminho para o planejamento acerca da carreira profissional que seguirá no futuro. “É algo novo e que me ajudou muito a observar um pouco da minha personalidade, qual área seguir e como me comportar no mundo corporativo. Já sei que quero atuar em alguma profissão de exatas, como contabilidade, por exemplo”, revela a jovem estudante do 1º ano do Ensino Médio, moradora do Baeta Neves. 

A formação voltada à preparação para o mundo do trabalho atendeu adolescentes e jovens adultos assistidos pelos serviços e programas vinculados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como é o caso do serviço de acolhimento institucional de criança e adolescente, serviço especializado em abordagem social de criança e adolescente, serviço de proteção social e adolescente em cumprimento de medida socio educativa em meio aberta e serviço de proteção social a criança e adolescente em situação de violência.