Voltar

São Bernardo promove primeira caminhada Autista’s Day neste domingo

São Bernardo promove primeira caminhada Autista’s Day neste domingo

31 de Mar de 2023 Júnior Carvalho

Evento, idealizado pela Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência, visa dar visibilidade às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

A Prefeitura de São Bernardo realiza neste domingo (2/4) a primeira edição da caminhada Autista’s Day, cujo objetivo é dar visibilidade às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O evento ocorrerá das 9h às 12h na Avenida Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, e marcará a celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A ação foi idealizada pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

Além da caminhada pela inclusão, o Autista’s Day terá atividades adaptadas para que crianças típicas e atípicas participem juntas, com gincanas; pintura facial; atividades esportivas e de interação; oficinas e apresentações culturais; brincadeiras com fantoches; e atividades pedagógicas, além da apresentação de um grupo de patinação da cidade que leva como bandeira a defesa dos direitos da pessoa com autismo. “A construção de uma nova cidade passa pela inclusão. Desde que assumimos a administração, temos criado políticas públicas efetivas para colocar isso em prática. A caminhada será um ato simbólico, em que mostraremos para a sociedade que cidadania é um direito de todos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola, o 1º Autista’s Day é uma oportunidade de o município conscientizar as pessoas sobre o TEA e contribuir para cessar o estigma sobre o transtorno. “Precisamos reafirmar que pessoas com autismo não são todas iguais, cada atipico é único. É preciso acabar com esse conceito capacitista”, explicou o chefe da pasta.

COLABORAÇÃO - O 1º Autista’s Day contará com a contribuição de diversas outras secretarias, como Saúde, Educação, Segurança Urbana e Transportes e Vias Públicas para elucidar à população sobre a presença de pessoas com TEA em várias atividades do dia a dia, como no trânsito, por exemplo. No campo pedagógico, haverá espaços de aconchego, com almofadas, brinquedos de pelúcia, livros de diferentes tamanhos, formatos e imagens para manipulação e contação de histórias.

AÇÕES – São Bernardo promove políticas públicas que visam assegurar os direitos das pessoas com TEA. Em junho de 2021, a cidade foi pioneira ao regulamentar a Lei Romeo Mion, que permite a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CMIPTEA), um documento que visa assegurar atenção integral e prioridade nos atendimentos, sejam privados ou públicos. Além disso, o município também emite o Cartão Defis (autorização para vagas em estacionamento) para pessoas com TEA e promove diversas parcerias com empresas e instituições do terceiro setor para viabilizar inserção no mercado de trabalho.

Na Saúde, o município oferece atendimento às pessoas com autismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Já a Educação registra cerca de 800 alunos matriculados com autismo na rede municipal. A Secretaria da Educação oferece todo o suporte necessário ao atendimento dos estudantes, como é o caso de atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que acompanha o desenvolvimento dos alunos.

SERVIÇO – A 1ª Caminhada Autista’s Day de São Bernardo ocorrerá das 9h às 12h, na Avenida Barão de Mauá (altura do número 71), no bairro Chácara Inglesa.

TURISMO INDUSTRIAL – São Bernardo irá realizar ainda a primeira visita inclusiva dentro do Programa do Turismo Industrial voltada a autistas. A ação será promovida segunda-feira (3/4) na Scania, multinacional que integra a lista de empresas parceiras no projeto.