Voltar

Prefeitura assina termo de cooperação com Amazon Web Services para oferecer programas educacionais em computação em nuvem

Prefeitura assina termo de cooperação com Amazon Web Services para oferecer programas educacionais em computação em nuvem

12 de Fev de 2020

São Bernardo é a primeira cidade da Região Metropolitana a ser beneficiada; ação será feita por meio do Ceitec e da AWS, uma das empresas da gigante Amazon

 

Ao longo de sua história, São Bernardo foi conhecida primeiramente como a capital da indústria moveleira e, posteriormente, da indústria automobilística. Nesta quarta-feira (12/02), o município começa a escrever uma nova história ao dar um passo importante para se tornar uma cidade 4.0, ao assinar um termo de cooperação com a Amazon Web Services (AWS), uma companhia da norte-americana Amazon.com, que oferece serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web – a chamada computação na nuvem.

 

O documento foi assinado pelo prefeito Orlando Morando e por Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, transformando São Bernardo na primeira cidade da Região Metropolitana a se beneficiar da colaboração com a AWS. Esta cooperação se dará por meio do Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológicas), criado em 2017 por esta gestão a fim de fomentar o empreendedorismo e a estruturação de negócios com veia tecnológica.

 

A cooperação entre as instituições oferecerá suporte, treinamento e eventos virtuais à comunidade do CEITEC, que passa a ter acesso aos conteúdos de programas globais da AWS voltados para educação, pesquisa científica e inovação, como o AWS Educate, AWS Cloud Credits for Research e o AWS EdStart.

 

“Trata-se de um importante legado que deixaremos para nossa cidade. É um passo importante para incentivar a educação técnica e a inovação não apenas em São Bernardo, mas no Grande ABC e em toda a Região Metropolitana. Desta forma, vamos colaborar a AWS para preparar os talentos locais e colaboraremos diretamente para aumentar a empregabilidade dos jovens e adultos da região”, afirmou o prefeito Orlando Morando, durante o ato de solenidade ocorrido no Salão Nobre do Paço Municipal, que ainda contou com a participação de representantes de grandes empresas, como Scania e Mercedes-Benz, e instituições de ensino, como a FEI e Metodista.

 

Paulo Cunha, diretor geral do Setor Público da AWS para o Brasil, ressaltou sua satisfação em trazer esse acordo de cooperação para São Bernardo. Não apenas por ser uma das maiores cidades do Estado, mas por ter uma ligação especial com o município. Cunha iniciou seus estudos no Centro Universitário da FEI, antes de se transferir para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

 

"O Grande ABC é historicamente marcado pelos avanços na economia e a AWS acredita no potencial de São Bernardo. Juntos, o CEITEC e AWS têm um papel importante na capacitação em computação em nuvem, preparando-os para atender uma crescente demanda do mercado de tecnologia por mão de obra qualificada em áreas como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas", disse Cunha.

 

O trabalho de colaboração vai além do desenvolvimento de profissionais técnicos, mas também incentiva a inovação e o empreendedorismo em São Bernardo, por meio do AWS Activate – por onde passaram startups como Uber, Airbnb e Nubank – e do AWS EdStart, um programa de aceleração para EdTechs, as startups de tecnologia focadas em educação. As instituições de ensino que querem oferecer os benefícios dos programas da AWS para a sua comunidade acadêmica – incluindo alunos, professores e pesquisadores – devem entrar em contato com a equipe do CEITEC, que oferece o direcionamento para inclusão das atividades na grade de ensino.

 

Programas do acordo:

 

●         AWS Educate é um programa global que oferece aos alunos e docentes os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem.

 

●         AWS Academy é dividido em duas partes: no AWS Academy Cloud Foundation, que é um curso que oferece uma visão geral dos conceitos de nuvem; e AWS Academy Cloud Architecting, um curso focado em especialização técnica em computação em nuvem.

 

●         AWS Cloud Credits for Research, um programa que apoia pesquisadores que queiram criar soluções baseadas em nuvem para facilitar sua pesquisa e trabalhar com suas comunidades

 

●         AWS EdStart é um programa de aceleração virtual para startups focadas em tecnologia voltada para educação, as chamadas EdTechs.

 

●         AWS Activate, um programa de relacionamento com startups, em que a AWS fornece uma infraestrutura que ajuda a escalar suas aplicações e crescer.