Voltar

Em 2018, Turismo Industrial de São Bernardo atinge marca de 7.268 participantes

Em 2018, Turismo Industrial de São Bernardo atinge marca de 7.268 participantes

04 de Jan de 2019 Carla de Gragnani

 

 

Período também foi marcado por grandes conquistas do programa, como o Prêmio Top Destino Turístico na categoria "Estudos e Intercâmbio"

 

O programa de visitas monitoradas a empresas e indústrias de São Bernardo, denominado Turismo Industrial, apresentou ao longo de 2018 importantes avanços, consolidando-se como uma das principais vertentes turísticas da cidade. No período, o programa atingiu a marca de 7.268 participantes, divididos em 359 visitas, com média de 20 pessoas por grupo. O ano também ficou marcado por grandes conquistas do programa, como a obtenção do prêmio Top Destino Turístico na categoria "Estudos e Intercâmbio", concedido pela ADVB e Skall Internacional.

 

Em agosto deste ano, a empresa parceira Mercedes-Benz também realizou sua primeira visita inclusiva, com o garoto Fred, de 10 anos. Morador de Brasília, Fred é portador de paralisia cerebral e, apaixonado por veículos, sonhava em conhecer o processo de produção de caminhões. Além disso, o programa inaugurou também a categoria de turismo industrial para empresários, para fins de network e negócios. A edição contou com mais de 30 representantes de 17 empresas.

 

Houve ainda o lançamento do Turismo Industrial para Crianças, realizado na Toyota do Brasil e na Masipack. Alunos de até 11 anos dos Colégios Harmonia e São Carlos foram os primeiros a participar da modalidade. A perspectiva é de que mais escolas, inclusive da rede pública, Iniciem excursões nas indústrias a partir de 2019, absorvendo conceitos básicos sobre os sistemas de produção de uma grande empresa.

 

“Mais do que apoiar e investir no programa, como no sistema de radiovisitação, a Prefeitura tem procurado inovar, abrindo as portas para diferentes públicos e fomentando essa vertente turística em todos os segmentos. O Turismo Industrial tem se tornado uma verdadeira marca de São Bernardo, proporcionando ao turista a possibilidade de ver de perto a essência da cidade, que é o potencial produtivo", destacou o prefeito Orlando Morando. Além das modalidades, o Turismo Industrial também é procurado por estudantes universitários e de nível técnico, inclusive de outros países.

 

Reconhecida como a "Capital Brasileira do Turismo Industrial", São Bernardo também “exporta” sua expertise para várias outras cidades, como Campinas (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Caxias do Sul (RS), Blumenau (SC), Joinville (SC), Campo Grande (MS) e para Portugal (marinha Grande e São João da Madeira). Para 2019, o Turismo Industrial pretende bater a meta de 3.500 pessoas atendidas, uma marca 20% superior a 2018. Há ainda expectativa de que novas empresas entrem no programa, com negociações avançadas junto à B.Grob do Brasil, Acrilex, Helsimplast e Alumbra.

 

"Os sentimentos de felicidade e responsabilidade se misturam e nos motivam a consolidar cada dia mais este segmento turístico, com tanto potencial de crescimento, em nossa cidade, região e no país. Temos muitos planos para ampliar o programa e tenho certeza que 2019 será um ano de muitas conquistas e avanços”, salientou o diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura, Fernando Bonisio.