Voltar

São Bernardo é Município de Interesse Turístico

São Bernardo é Município de Interesse Turístico

22 de Mar de 2019 Leandro Baldini

Governador João Doria entregou título a Morando, única da cidade da região metropolitana a ser agraciada pelo seu programa de Turismo Industrial; aporte para investimentos no setor será de R$ 700 mil

 

A cidade de São Bernardo registrou, nesta quarta-feira (20/03), uma importante conquista ao longo de 465 anos de história ao receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT), sendo a única de toda a região metropolitana a assegurar a denominação. A honraria foi entregue pelo governador João Doria ao prefeito Orlando Morando, em ato oficial no Palácio dos Bandeirantes, acompanhados de autoridades como os secretários de Estado, Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Júlio Lummertz (Turismo), a deputada estadual Carla Morando, o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris, e representantes de outros 42 municípios que foram agraciados.

 

Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo conquistou oficialmente em fevereiro, após aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A conquista assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo do Estado voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.

 

Único a discursar no entre os prefeitos presentes, Orlando Morando destacou os benefícios que município irá colher com o MIT. “Aquecer a economia, fomentar novos negócios, estimular o comércio local e, principalmente, valorizar nossas riquezas naturais. Trabalhar de maneira criativa, desenvolvendo o turismo como uma atividade econômica é uma grande conquista”, comentou.

 

Com o reconhecimento, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.

 

O planejamento do município agora será trabalhar pela construção de Centro de Turismo, além de seguir aprimorando o Turismo Industrial, que já integrou 15 mil visitantes entres as plantas industriais da cidade.

 

O governador João Doria ressaltou que o Estado continuará investindo em políticas para o setor do Turismo. “É uma atividade assertiva e pode ser muito bem explorada. Vamos trabalhar com critérios, fiscalizando para que os municípios, que, aqui, foram contemplados apresentem planos e façam plataformas de ações”, destacou Doria.

 

Além do prefeito Orlando Morando, o município de São Bernardo foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, o diretor de Turismo, Fernando Bonísio, e integrantes do Comtur.