Em São Bernardo, canalização do córrego Ribeirão dos Couros atinge 90% das obras concluídas

14 de Jan de 2021 Daniel Macário

Prefeito Orlando Morando vistoriou nesta quinta-feira (14/01) intervenções executadas no canal e detalhou projeto viário da região

Com 90% das obras concluídas, a canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis, entrou, neste início de ano, na reta final da execução de melhorias na infraestrutura e drenagem do canal. A expectativa é a de que com a conclusão dos trabalhos nos próximos meses, o córrego dobre a capacidade de vazão de água captada pelo leito. Nesta quinta-feira (14/01), o prefeito Orlando Morando vistoriou o canteiro de obras, acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e engenheiros responsáveis pelas intervenções.

Iniciada em janeiro de 2020, a obra do Ribeirão dos Couros contempla a canalização do córrego entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha, totalizando dois quilômetros de extensão. Neste trecho, a Prefeitura de São Bernardo ampliou a estrutura do canal, que passou a contar com 12 metros de largura e 6 de profundidade, ou seja, o dobro que o córrego tinha antes. O investimento empenhado pela Administração municipal é de R$ 34,7 milhões.

Com a conclusão desta etapa, a Prefeitura de São Bernardo prevê iniciar nos próximos meses uma segunda fase de obras para a implantação de um viário no entorno do córrego. Durante a vistoria realizada nesta manhã, o prefeito Orlando Morando deu detalhes do projeto que, segundo ele, já se encontra em fase de licitação. “A canalização nos ajuda a resolver um problema de drenagem da cidade, que temos aperfeiçoado em todo nosso território. Agora, estamos finalizando a licitação para construção de um novo viário nesta região do Ribeirão dos Couros, inclusive com a instalação de viaduto”, detalhou.

NOVO VIÁRIO - Ao todo, serão construídas seis pistas de rolamento no entorno do córrego, sendo três em cada sentido, saindo da Avenida Piraporinha até o Corredor ABD, além de um novo elevado que irá desafogar o trânsito dessas vias e facilitar o acesso à Anchieta. “São obras importantes de infraestrutura, de drenagem e de viário. Tudo isso para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

De acordo com o secretário de Transportes, Delson José Amador, o novo viário dará mais fluidez aos motoristas que circulam pela cidade. “Esse viário irá permitir o acesso de motoristas que seguem em direção ao Corredor ABD e para a Anchieta. Uma nova alternativa importantíssima que irá melhorar a situação da Avenida Piraporinha, que hoje possui um tráfego carregado”.

CONCLUSÃO – No ano passado, a Prefeitura de São Bernardo já havia promovido a entrega do novo sistema viário da Rua Sérgio Milliet (400 metros) e da Avenida Engenheiro Otávio Manente (13 mil m²), facilitando a locomoção de motoristas que saem do Jordanópolis em direção ao Corredor ABD, através das Ruas Alfredo Angelini e Oswald de Andrade. A obra está inclusa na canalização do Ribeirão dos Couros.