No Dia do Dentista, São Bernardo celebra eficácia do programa de Saúde Bucal

25 de Out de 2021 Natália Fernandes

Rede municipal oferece atendimentos de prevenção e assistência odontológica nas 33 UBSs e em três Centros Especializados, além de plantão 24 horas na UPA Rudge Ramos

O Teatro Inezita Barroso, na Vila do Tanque, foi palco, na manhã desta segunda-feira (25/10), de cerimônia especial em comemoração ao Dia do Dentista. Na oportunidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, aproveitou para homenagear os mais de 320 profissionais que integram o Programa de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde e destacar a importância e qualidade dos serviços de prevenção e assistência odontológica ofertados no município.

Em seu discurso, o chefe do Executivo de São Bernardo ressaltou todo o esforço da Administração em ampliar e qualificar o serviço de saúde bucal na rede municipal de Saúde nos últimos quase cinco anos. “Estamos aumentando, gradativamente, a cobertura de atendimento na atenção bucal desde 2017. Saltamos de 27% para 47% da população atendida pela Atenção Básica, equipamos nossos consultórios, que em nada deixam a desejar para a rede privada e contratamos profissionais. Tudo para ofertar o melhor padrão, porque entendemos que o serviço público também pode ser de excelência. Nosso muito obrigada a todos os profissionais que vêm se dedicando e tornando isso possível”, observa.

Atualmente, a rede municipal de Saúde conta com 111 equipes de Saúde Bucal dentro da Estratégia de Saúde da Família. Além das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam tratamento dentário básico, de urgência e desenvolvem ações de saúde bucal, três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) fazem a assistência odontológica dos casos mais complexos e a UPA Rudge Ramos funciona em esquema de plantão odontológico, das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e durante 24h aos finais de semana.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho parabenizou todos os profissionais da Saúde Bucal do município e lembrou que o setor vem passando por constante processo de modernização nos últimos anos. “No ano passado, a Prefeitura instalou 42 novos consultórios odontológicos com os mais modernos equipamentos existentes no mercado. É um orgulho ver a transformação da Saúde de São Bernardo e fazer parte dessa equipe competente e empenhada”, diz.

RECONHECIMENTO – O excelente trabalho da Prefeitura de São Bernardo na área da Saúde Bucal vem sendo reconhecido nacionalmente como referência para outras cidades. O município, inclusive, se destaca em ranking elaborado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com base nos indicadores do Ministério da Saúde que avaliam a execução dos serviços básicos de odontologia, como promoção de saúde bucal, educação permanente e assistência básica e especializada.