Operação "São Bernardo Mais Segura" fecha com 29 pessoas e mais de 1.000 abordagens

14 de Fev de 2020

Quarta edição da ação integrada entre forças policiais da cidade foi realizada na quinta-feira (13/01) em diversos pontos do município; 400 agentes participaram da operação

A 4ª Operação São Bernardo Mais Segura, realizada ontem pelas polícias Civil e Militar, além de profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal), encerrou suas atividades com a prisão de 29 pessoas e a realização de mais de 1.000 abordagens em todo o município. A ação, que foi acompanhada pelo prefeito Orlando Morando e demais autoridades, contou com a participação de 400 agentes de segurança que, juntos, atuaram por toda a cidade para saturar ações criminosas, intensificando rondas, bloqueios a veículos e cumprindo mandados de prisão.

Segundo o balanço final da ação, divulgado na manhã desta sexta-feira (14/01) por autoridades das forças policiais, 16 procurados da Justiça foram capturados por meio de mandados cíveis e criminais durante a operação, enquanto outras 13 pessoas foram presas em flagrantes. Forças policiais registraram ainda três atos infracionais, incluindo um caso de pichação feita por menor de idade.

Ao longo da operação, 1.129 abordagens de busca pessoal foram realizadas pelas forças policiais, incluindo 379 direcionadas a condutores de veículos.  Houve ainda a apreensão de 2 armas de fogos e de 56 produtos vendidos ilegalmente em áreas comerciais da cidade.

“A Operação São Bernardo Mais Segura foi um sucesso. Mais uma vez,  nossas forças policiais conseguiram atuar em diversas regiões da cidade realizando a captura de procurados da Justiça e prisões em flagrantes importantes, que reforçam o combate ao tráfico de drogas e demais crimes. O resultado mostra que estamos no caminho certo ao planejar ações desta magnitude, com integração e inteligência de agentes das polícias Civil e Militar, além da nossa GCM”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

QUEDA CRIMINALIDADE – Realizada desde o ano passado, a Operação São Bernardo Mais Segura tem sido uma ação permanente da atual Administração para reforçar o combate à criminalidade. Desde sua implantação, o município tem apresentado quedas consecutivas em ocorrências crimes em gerais.

Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo mostram que São Bernardo encerrou o ano de 2019 com queda nos principais indicadores de criminalidade. Na comparação com 2018, o município reduziu os casos de latrocínio (-37%), vítimas de homicídio (-16%), roubo de veículo (-12%), roubo de carga (6%), roubo em geral (5%) e estupro (-3%). Em 2019, a cidade também não registrou nenhuma ocorrência a roubo a banco.