Prefeitura anuncia retorno de 100% das aulas presenciais a partir de 2 de agosto

23 de Jul de 2021 Leandro Baldini

Medida é válida para todas as unidades municipais, estaduais e particulares; plano foi colocado em vigor após avanço do processo de imunização e redução da ocupação de leitos hospitalares

Com avanço da vacinação e queda nos índices da pandemia, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou na noite desta quinta-feira (22/07) o retorno das aulas presenciais com 100% dos alunos nas redes municipal, estadual e particular, a partir do dia 2 de agosto. A medida, publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (23/07), entra em vigor após São Bernardo conquistar expressivo resultado no enfrentamento ao coronavírus – mais de 70% da população vacinada com pelo menos a primeira dose. De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, dos 196 leitos de UTI destinados ao atendimento à Covid-19, 31% estão ocupados. Desde março, quando foi registrado pico de casos, a taxa de internações caiu 70%.

“A Educação é uma prioridade. Nós estamos seguindo com responsabilidade, como fizemos desde o início da pandemia, quando chegamos ao ponto de suspender a presença nas aulas. Agora é importante dar esse passo, com toda a segurança, para não prejudicar a qualidade do ensino. Nos preparamos para esse plano, com todos os protocolos sanitários nas unidades escolares, para garantir o melhor para todos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

CALENDÁRIO – Desde 17 de maio, o município vem trabalhando com o formato híbrido na Educação, mesclando atividades em sala de aula e remotas e com a capacidade de presença nas escolas permitidas de até 35%. Esta estrutura vai perdurar entre os dias 26 e 30/07, quando os estudantes regressam do recesso escolar de julho. No dia 31, serão realizadas reuniões com os pais dos 82 mil alunos da rede municipal, detalhando o processo de retomada com 100% dos alunos e, a partir do dia 2 de agosto, as unidades escolares passam a receber a capacidade total dos estudantes. A secretaria de Educação gere o ensino para educação infantil, creche, pré-escola, infantil e fundamental, além da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Para as famílias que decidirem pelo não retorno dos alunos, os mesmos deverão realizar informe por escrito às unidades escolares. Ainda em agosto serão mantidas as atividades impressas e que precisam ser realizadas pelos alunos, conferindo assim a presença ao aluno. “Neste primeiro momento, ainda é facultativo o retorno. Porém, todos os protocolos sanitários foram adotados em cada uma das 217 escolas municipais para garantir a segurança dos profissionais, bem como dos alunos”, detalhou a secretaria de Educação, Silvia Donnini.

REFORÇO ESCOLAR – Desde o regresso das aulas presenciais em maio, o município inseriu o programa “Aprender Mais”, que consiste no reforço de atividades pedagógicas, proporcionando mais ensino aos alunos, com oito horas semanais, em matemática e português.

CARTÃO MERENDA – Benefício instituído, de forma pioneira, desde o início da pandemia, que destina benefício para os alunos matriculados na rede municipal para a compra exclusiva de alimentos, o Cartão Merenda terá sua recarga mensal garantida para o mês de agosto, mesmo com a permissão do retorno 100% dos alunos.  O valor será disponibilizado aos 82 mil estudantes da rede no dia 16/08.

VACINAÇÃO DE PROFESSORES – O quadro de professores no município foi inserido nas primeiras datas do quadro de vacinação, sendo que 18.396 receberam a primeira dose do imunizante.